Xi Jinping assume mais 5 anos no comando da China 

O líder de dois milhões de soldados do Exército Popular de Libertação da China já enfrenta desafios econômicos e tensões crescentes com os Estados Unidos.

Alunos do ensino médio se reúnem em frente a uma tela exibindo uma imagem do presidente chinês Xi Jinping, no memorial do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China em Xangai, China, em 10 de março de 2023

O líder chinês Xi Jinping recebeu um terceiro mandato sem precedentes como presidente, nesta sexta-feira (10), e também foi nomeado comandante dos dois milhões de soldados do Exército Popular de Libertação da China. Quase 3.000 membros do parlamento da China, o Congresso Nacional do Povo (NPC), votaram unanimemente para Xi, 69, ser presidente.

Considerado o líder chinês mais poderoso desde Mao Zedong – que fundou a República Popular da China em 1949 – Xi já enfrenta vários desafios ao iniciar seu novo mandato de cinco anos.

Seis outros funcionários que servem com Xi no todo-poderoso Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista estão assumindo novos cargos. Todos são veteranos do partido com estreitos laços pessoais e profissionais com Xi.

O crescimento da China desacelerou desde a pandemia e provavelmente será um tema dos próximos cinco anos de Xi. A segunda maior economia do mundo expandiu apenas 3% no ano passado, perdendo amplamente sua meta de cerca de 5,5% em face de uma política draconiana de covid zero e uma crise crescente no mercado imobiliário.

Pequim estabeleceu uma meta de crescimento de “cerca de cinco por cento” para 2023, uma das mais baixas em décadas. Uma crise demográfica também preocupa, quando o país registra seu primeiro declínio populacional em seis décadas.

Com os Estados Unidos prometendo priorizar a manutenção de “uma vantagem competitiva duradoura” contra Pequim, enquanto os dois países lutam pelo domínio da alta tecnologia, a China pode se encontrar sob crescente pressão internacional à medida que o crescimento desacelera em casa.

O NPC também aprovou um plano abrangente para reformar as instituições sob o Conselho de Estado, incluindo a formação de um órgão regulador financeiro e de uma agência nacional de dados e uma reformulação de seu ministério de ciência e tecnologia.

A reforma é vista como mais um passo por Xi para fortalecer o controle do Partido Comunista sobre as principais áreas da formulação de políticas.

Tensão nos EUA

As relações entre Pequim e Washington diminuíram nos últimos anos, com ambos os lados brigando por tudo, desde comércio a direitos humanos, a crescente assertividade da China na Ásia-Pacífico e as origens da pandemia de covid-19. A proximidade entre Pequim e Moscou também tem sido criticada pelos americanos, em meio à guerra na Ucrânia.

Os EUA derrubaram recentemente um balão chinês – supostamente conduzindo vigilância sobre o território dos EUA. Caso seja mera retórica americana de tensionamento, isso estremece seriamente os laços com Pequim.

Pequim nega que o balão esteja envolvido com vigilância e os diplomatas chineses partiram para a ofensiva com críticas anti-EUA: na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores acusou os militares dos EUA de “pilhagem na Síria” e o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, alertou esta semana sobre “conflito e confronto” com “consequências potencialmente catastróficas” se Washington não se afastar de seu caminho tortuoso com a China.

Xi também fez uma rara repreensão direta a Washington, acusando “países ocidentais liderados pelos Estados Unidos” de tentar impedir a ascensão da China.

A China disse, no domingo, que seu orçamento militar aumentará este ano no ritmo mais rápido em quatro anos.

Taiwan é agora um ponto crítico entre Washington e Pequim, com planejadores militares de ambos os lados avaliando a possibilidade de Xi cumprir sua ambição declarada de tomar a ilha autogovernada e trazê-la de volta ao controle chinês.

A atividade militar chinesa em torno de Taiwan se intensificou muito desde a visita a Taipei, no ano passado, da então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, que enfureceu Pequim.

Taiwan tem papel importante nas cadeias de suprimentos globais, já que a ilha é uma importante fornecedora de semicondutores – um componente essencial de quase todos os eletrônicos modernos.

Aliados no poder

Li Qiang, 63, é considerado o funcionário mais próximo de Xi. Ele é amplamente esperado para assumir o cargo de primeiro-ministro, nominalmente encarregado do gabinete e zelador da economia. Li é mais conhecido por impor o bloqueio “zero-covid” em Xangai, na primavera passada, como chefe do partido do centro financeiro chinês, provando sua lealdade a Xi diante de protestos locais.

Resquício do Comitê Permanente do Politburo anterior, Zhao Leji, 66, conquistou a confiança de Xi como chefe do órgão anticorrupção do partido, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar. Ele foi nomeado chefe do Congresso Nacional do Povo na sexta-feira.

Na vice-presidência, foi eleito Han Zheng, também membro do Comitê Permanente do Politburo, órgão em que todos os integrantes possuem laços com Xi e com os quais ele pode contar para avançar agendas como a disciplina partidária e o gerenciamento da economia. 

Outro repatriado do comitê permanente anterior, Wang Huning tem formação acadêmica, tendo sido professor de política internacional na Universidade Fudan de Xangai e conselheiro sênior de dois dos predecessores de Xi. Incomum para um alto funcionário, Wang, 67, nunca ocupou um cargo no governo local ou central. Ele é conhecido por escrever livros críticos à geopolítica internacional.

Como líder da capital desde 2017, Cai Qi supervisionou os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022 em meio à pandemia de covid-19, que foi celebrada pelo partido como uma vitória. Cai, 67, também manteve os casos de covid relativamente baixos em Pequim sem adotar as medidas severas vistas em Xangai e em outros lugares.

Como diretor do Gabinete Geral do partido desde 2017, Ding Xuexiang serviu efetivamente como chefe de gabinete de Xi, especialmente presente em visitas de Estado e reuniões com líderes estrangeiros. Como Wang, Ding, de apenas 60 anos, nunca ocupou um cargo governamental, mas a carreira de Ding decolou depois que ele foi nomeado secretário de Xi durante seu breve mandato como chefe do partido em Xangai.

Antes de sua nomeação para o comitê permanente, Li Xi, 66, chefiava a província de Guangdong, uma das regiões mais ricas da China e a base de seu vasto setor manufatureiro. Anteriormente, ele serviu como secretário do partido na famosa base revolucionária de Yan’an de Mao Zedong e se tornou um pioneiro no que é conhecido como “turismo vermelho”, promovendo locais consagrados à história do partido antes de sua tomada do poder em 1949.