Pedido de CPI das Lojas Americanas é protocolado na Câmara

Deputado André Fufuca reuniu 216 assinaturas e protocolou requerimento para CPI; abertura da Comissão agora fica nas mão do presidente da casa, Arthur Lira

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Está nas mãos do presidente da Câmara Arthur Lira (PP) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suspeita de fraude bilionária nas Lojas Americanas.

O protocolo do pedido foi feito nesta quinta-feira (9), após o líder do PP na Câmara, André Fufuca reunir 216 assinaturas de parlamentares – superior ao número de 171 assinaturas necessárias.

A grande parte dos que apoiam a medida fazem parte do chamado ‘centrão’, mas parlamentares da base do governo também participaram, entre eles o líder do governo na Câmara José Guimarães (PT) e o líder do PSOL Guilherme Boulos (PSOL). Como indica o g1, pelo menos 25 deputados e deputadas governistas assinaram o pedido.

Na última revisão da dívida com credores, a Americanas informou que o valor total do ‘rombo’ era de 42,5 bilhões, mas especialistas acreditam que o passivo pode chegar a R$48 bilhões após análises que devem ficar prontas em março. Inicialmente o valor indicado no começo da crise era de ‘apenas’ R$20 bilhões.

*Com informações Estadão Conteúdo e g1

Autor