Mulheres foram às ruas em todo o país no 8 de março

Este é o primeiro 8 de Março desde que Bolsonaro (PL), alvo da mobilização das mulheres ao longo dos últimos quatro anos, perdeu a reeleição.

Manifestação do 8M na Avenida Paulista, em SP | Foto: @kboughoff

Milhares de mulheres foram às ruas em diversas cidades do país neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, tendo como bandeira principal o fortalecimento da democracia e o fim da violência contra as mulheres. Este é o primeiro 8 de Março desde que Bolsonaro (PL), alvo da mobilização das mulheres ao longo dos últimos quatro anos, perdeu a reeleição. Confira alguns dos destaques.

São Paulo

Convocado por movimentos populares, sindicais, feministas, de mulheres e partidos políticos, o ato em São Paulo reuniu milhares de pessoas no vão do MASP, de onde saíram em caminhada até o centro da cidade. Nem a forte chuva que caiu no final da tarde na capital paulista inibiu a participação, principalmente de mães com seus filhos, militantes do movimento negro, indígena, LGBTQIA+ e, acima de tudo, mulheres que lutam pela igualdade de gênero.

Dentre as várias reivindicações feitas por elas, as mais presentes foram a proteção à vida das mulheres, a denúncia da fome, o combate ao fascismo, a defesa da democracia, a responsabilização dos envolvidos nos atos golpistas, o direito à terra e moradia. 

Foto: @XuniorL @kboughoff
Foto: @XuniorL @kboughoff

Rio de Janeiro

A defesa da democracia, a luta contra o feminicídio e a violência contra a mulher também foram as pautas mais reivindicadas durante a marcha, que saiu da praça da Candelária e terminou na Cinelândia.

Cartazes lembraram a alta em 11% nos casos de feminicídio no ano de 2022 quando comparado com 2019. A morte da vereadora Marielle Franco, que completa cinco anos na próxima terça-feira (14), e segue sem resolução sobre os mandantes do assassinato, também foi cantada pelo público.

“Marielle perguntou / eu também vou perguntar / Quantas mais tem que morrer /pra essa guerra acabar?”, cantaram as mulheres no ato no Rio | Foto: Eduardo Miranda/BF

Brasília

Na capital federal um grupo fez manifestações pedindo ao governo do DF políticas de enfrentamento à violência de gênero. De acordo com um levantamento feito pelo g1, em 2022 1,4 mil mulheres foram mortas no país apenas pelo fato de serem mulheres – uma a cada 6 horas, em média.

Batala Brasília – banda feminina de percussão que toca samba reggae | Foto: Mídia Ninja

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, o cortejo saiu da Praça da Liberdade, onde diversas lideranças do movimento em prol dos direitos das mulheres discursaram. A caminhada seguiu em direção à Praça Sete, no Centro da capital. 

Rio Grande do Sul

O 8 de março foi marcado por intensa mobilização desde cedo em Porto Alegre e culminou com ato unificado do final da tarde, no centro da cidade. Milhares de pessoas reuniram-se na Esquina Democrática em defesa da vida das mulheres e contra a violência de gênero e partiram em marcha até o largo Zumbi dos Palmares.

Movimentos sociais, organizações e coletivos feministas reuniram-se na Esquina Democrática em defesa da vida das mulheres e contra a violência de gênero | Foto: Jorge Leão

Rondonia

Em Porto Velho, mulheres da Via Campesina foram às ruas e seguiram em marcha até a sede do governo estadual. O acampamento começou ainda na véspera, terça-feira (7), e teve como lema “Camponesas da Amazônia – Em luta pela vida e soberania, contra a fome e a violência”.Centenas de militantes lutam contra o sistema patriarcal e as violências, pela preservação da Amazônia e por soberania alimentar.

Bahia

Com o tema “Bicentenário da Independência da Bahia: Mulheres insubmissas protagonistas da Democracia”, as mulheres baianas foram às ruas para marcar o histórico 8 de Março. Representantes de organizações, movimentos e coletivos de mulheres se encontraram no Largo da Lapinha de onde saíram em caminhada até o Centro Histórico, em Salvador. O percurso simboliza a trajetória das heroínas nas lutas pela Independência no estado: Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica e a Cabocla, as homenageadas deste ano.

Esta é 5° edição da Marcha 8M Bahia, uma organização livre formada por diferentes movimentos de mulheres.

Em vários outros estados e cidades do país, o 8 de março foi marcado por atos que lembraram as desigualdades e a violência contra às mulheres. Além disso, outras diversas manifestações do Dia Internacional da Mulher destacaram questões que afetam as mulheres em todo o mundo. Lugares como Berlim (Alemanha), França, Madrid (Espanha), Peru, México, El Salvador, Catalunha (Espanha), Barcelona (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai),

__

Autor