Cultura hip-hop é declarada patrimônio cultural da Paraíba

Nova lei abrange as manifestações artísticas como Breaking, Graffiti, Rap, MC, a batalha de MC’s, o Slam, DJ, Beatbox entre outras vertentes.

Grupo Brasil Style BGirls de breaking feminino | Foto: Markin DF Zulu

A cultura do Hip Hop com todas as suas manifestações artísticas foi declarada patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A lei nº 12.579 foi publicada no Diário Oficial da Paraíba (Doe-PB) nesta terça-feira (7). O texto é de autoria da deputada Estela Bezerra (PT).

As manifestações artísticas que fazem parte do movimento são o Breaking (B. Girls e B. Boys), Graffiti, rap, o MC, a batalha de MC’s, o Slam, DJ, Beatbox entre outras vertentes.

Segundo o texto aprovado, o reconhecimento é uma forma de salvaguardar “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas” além de “instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais” que são associados às “comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos” que se reconhecem como “parte integrante de seu patrimônio cultural”.

O coordenador do grupo de Hip Hop Roça City Breakers, Jefferson Araújo dos Santos, da cidade de Lagoa de Roça, destaca que o título é um primeiro passo para um reconhecimento maior.

“Espero que em 2023 e 2024 teremos notícias boas, como agora o Breakers está nas Olimpíadas em 2024, em Paris, nos tornaremos atletas, nós não somos mais dançarinos de ruas, mas atletas. Ainda temos a preocupação da falta de apoio para que busque mais conhecimento sobre a dança – Hip Hop – e sobre o conhecimento dessa estrutura”, disse.  

A nova lei determina que “qualquer ação discriminatória, preconceituosa e desrespeitosa, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativo, contra o movimento Hip Hop, submeter-se-á às penas da Lei.”

__

Com informações da Agência Brasil

Autor