Explosão de casos de dengue acende o alerta para epidemia

Cidade do Rio de Janeiro teve aumento de 600% na nona semana em comparação com 2022; estado do Espírito Santo supera 38 mil casos

Foto: Fiocruz

O início de 2023 tem sido marcado por uma grande quantidade de chuvas. Com esta situação somada às altas temperaturas o cuidado deve ser redobrado para evitar a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue, pois o ambiente quente e úmido é o ideal para o mosquito se desenvolver. Não à toa o número de casos da doença cresceu abruptamente e tem preocupado os órgãos de saúde.

No estado do Espírito Santo, a dengue já é tratada como epidemia. Na última segunda-feira (6), eram registrados mais de 38 mil casos e nove mortes.

Nas capitais dos outros estados do Sudeste os casos também chamam a atenção. Na cidade do Rio de Janeiro, até 6 de março, foram registrados 1.858 casos de dengue em 2023.

A comparação com 2022 torna os números mais alarmantes. No ano anterior, na nona semana eram somente 27 casos, enquanto na mesma semana neste ano são 189: um aumento de 600%. Os dados são do Observatório Epidemiológico do Rio de Janeiro.

Na cidade de São Paulo, dados da Secretaria Municipal de Saúde, revelam um crescimento de 47% de casos em 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Até agora são 938 casos confirmados e nenhuma morte.

Em Belo Horizonte, capital mineira, não é diferente. No relatório divulgado em 24 de fevereiro, eram 218 casos de dengue na cidade, com 1.588 casos pendentes de resultados de laboratório, segundo a Prefeitura da cidade.

Como os casos de subnotificação são muitos, os números em todos os estados são ainda maiores.

É importante lembrar que a principal prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso é necessário tomar medidas para evitar o acúmulo de água parada em recipientes expostos para que o mosquito não coloque ovos.

Os sintomas da doença são: febre abrupta, dores no corpo, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo, dor ao redor dos olhos e dor abdominal. Ao sentir os sintomas é importante aumentar a hidratação, preferencialmente com água, consumindo mais do que o habitual. Além disso, é claro, é necessário buscar auxílio médico em casos de suspeita da doença.

*Com informações g1 e CBN