Chanceler chinês fala em confronto por visão “distorcida” dos EUA

Declaração do ministro de Relações Exteriores da China, Qin Gang, questiona posição agressiva dos EUA contra a China.

Até recentemente, Qin Gang era o embaixador da China nos Estados Unidos.

O recém-nomeado ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, disse em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (7) que os EUA e a China estão caminhando para um conflito se os Estados Unidos não “pisarem no freio” em sua posição agressiva com Pequim.

A coletiva de imprensa ocorreu paralela ao Congresso Nacional do Povo (NPC) em Pequim, durou quase duas horas em que o representante do governo chinês respondeu a perguntas enviadas com antecedência. Até recentemente, ele era o embaixador da China nos Estados Unidos. O evento legislativo de onde foi nomeado e falou à imprensa é um dos mais importantes do ano para o governo chinês.

O chanceler Qin declarou que os Estados Unidos devem mudar sua atitude “distorcida” em relação à região asiática ou haverá um “conflito e confronto”.

“Se os Estados Unidos não pisarem no freio e continuarem a acelerar no caminho errado, nenhuma barreira poderá impedir o descarrilamento, que trará um conflito e confronto, que arcará em consequências catastróficas”, declarou em entrevista coletiva.

As relações entre as duas superpotências estão tensas há anos devido a uma série de questões, incluindo Taiwan, comércio e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia, mas pioraram no mês passado depois que os Estados Unidos derrubaram um balão na costa leste dos EUA que diz ser chinês.

Entrevista durou duas horas. (Xinhua/Cai Yang)

Qin disse que o incidente do balão era uma prova de que os EUA veem a China como seu principal adversário e que os Estados Unidos agem “com presunção de culpa” em relação à China.

A China afirma que o balão era uma nave científica lançada por uma empresa privada que havia saído do curso.

Gang afirmou que “a percepção e as visões dos EUA sobre a China estão seriamente distorcidas. [Os norte-americanos] consideram a China como seu principal rival e o maior desafio geopolítico”.

“Os EUA afirmam que buscam competir com a China, mas não buscam conflito. Mas, na realidade, a chamada ‘competição’ dos EUA é contenção e repressão total, um jogo de soma zero de vida e morte”, declara o chanceler.

As relações China-Europa nunca têm terceiros como alvo e não são dependentes ou sujeitas a terceiros, disse Qin.

“Não importa como a situação se desenvolva, a China sempre considera a Europa uma parceira estratégica abrangente e apoia a integração europeia”, destacou.

“A China espera que a Europa realmente alcance a autonomia estratégica, assim como a segurança e a estabilidade duradouras”, afirmou ele.

O chanceler ressaltou ainda que a China está disposta a trabalhar com a Europa para defender o verdadeiro multilateralismo e aprofundar a parceria estratégica abrangente.

Entrevista respondeu perguntas enviadas com antecedência ao ministro. (Xinhua/Cai Yang)

Ucrânia e Rússia

Qin enfatizou que nenhuma crise ao estilo ucraniano deve ser repetida na Ásia. “Nenhuma Guerra Fria deve ser reacendida e nenhuma crise ao estilo ucraniano deve ser repetida na Ásia”, disse o ministro.

Ao longo da entrevista, Qin disse que as interações estreitas entre os dois líderes – o presidente Xi Jinping e o presidente Vladimir Putin – forneceram a base para as relações China-Rússia. Ele apontou a relação entre os países como um modelo que outros países poderiam seguir.

Qin defendeu a estreita amizade entre a China e a Rússia, uma relação observada de perto pelo Ocidente à luz da guerra na Ucrânia . Ele disse que os laços entre Pequim e Moscou “dá um exemplo para as relações exteriores globais”.

“As relações entre a Rússia e a China são caracterizadas pelo não alinhamento com blocos, ausência de confronto e não são dirigidas contra terceiros”, disse Qin, aparentemente em referência à OTAN, que foi criada para combater a União Soviética durante a Guerra Fria. “[A relação entre a China e a Rússia] não representa uma ameaça para nenhum país do mundo.”

“Com a China e a Rússia trabalhando juntas, o mundo terá uma força motriz. Quanto mais instável o mundo se torna, mais imperativo é para a China e a Rússia avançarem firmemente em suas relações”, disse Qin.

Existe um “contato próximo” entre a liderança dos dois países, acrescentou, com as relações de “chefe de estado” formando a âncora do relacionamento.

Entrevista discutiu comercio exterior, Iniciativa Cinturão e Rota, guerra na Ucrânia, relações China-EUA, relações China-Rússia, sanções econômicas, entre outros temas. (Xinhua/Cai Yang)

China, Rússia e outros países começaram a falar nos últimos anos de um mundo “multipolar” que não estaria mais sujeito aos caprichos da hegemonia dos EUA. “A parceria estratégica … certamente crescerá de força em força”, disse Qin. 

Qin também declarou que uma “mão invisível” pressionava pela escalada da guerra na Ucrânia “para servir a certas agendas geopolíticas”, sem especificar a quem se referia.

Sobre as sanções, Qin questionou por que seu país estava sendo ameaçado com restrições comerciais e financeiras pelo Ocidente, mesmo sem ter fornecido armas para nenhum dos lados do conflito na Ucrânia.

Qin também disse que as sanções contra a Rússia provavelmente não resolverão o problema e disse que o diálogo para encerrar o conflito deve começar o mais rápido possível. No início deste mês, a China propôs um plano para iniciar negociações de paz na Ucrânia, mas foi totalmente rejeitado pela Ucrânia e seus aliados ocidentais.

No dia seguinte, supostos relatórios vazaram pela agência de inteligência dos EUA, acusando a China de “considerar” o envio de armas para a Rússia. As autoridades americanas agitaram sua imprensa ao ameaçar que qualquer envio desse tipo seria punido. Os EUA não forneceram nenhuma evidência de que a China estaria considerando o envio de armas para a Rússia.

Ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, em coletiva de imprensa sobre a política e as relações externas do país à margem da primeira sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN), na capital, Beijing, em 7 de março de 2023. (Xinhua/Cai Yang)

Segundo o ministro, a China precisa ampliar as relações com a Rússia à medida que o mundo se torna mais turbulento e as interações estreitas entre o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e seu colega russo, Vladimir Putin, ancoraram as relações dos vizinhos.

Ele não respondeu quando perguntaram se Xi Jinping visitaria a Rússia após a sessão do parlamento da China, que dura mais uma semana.

Desde que a Rússia invadiu seu vizinho do sudoeste há um ano, o presidente da China conversou várias vezes com Putin, mas não com o ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Moedas

Questionado se é possível que a China e a Rússia abandonem o dólar e o euro para o comércio bilateral, o ministro disse que os países devem usar qualquer moeda que seja eficiente, segura e confiável.

A China tem procurado internacionalizar seu renminbi, ou o yuan, que ganhou popularidade na Rússia no ano passado depois que as sanções ocidentais fecharam os bancos russos e muitas de suas empresas fora dos sistemas de pagamento em dólar e euro.

“As moedas não devem ser o trunfo para sanções unilaterais, muito menos um disfarce para intimidação ou coerção”, declarou Qin.

Ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, em coletiva de imprensa sobre a política e as relações externas do país à margem da primeira sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN), na capital, Beijing, em 7 de março de 2023. (Xinhua/Cai Yang)