Pontos de Cultura do Crato debatem 2% do orçamento municipal para a cultura

Coletivo Camaradas promove roda de conversa com Joelmir Pinho nesta terça-feira (07), no CEJA, sobre a luta por 2% do orçamento municipal para a Cultura.

O Ponto de Cultura Coletivo Camaradas realiza na tarde desta terça-feira (07), no auditório do CEJA Crato (ao lado do Tiro de Guerra), às 15h, a roda de conversa intitulada “Entendendo o Orçamento da Cultura e a luta pelos 2%”. O público-alvo é a população do Crato e o bate-papo contará com a participação do professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Joelmir Pinho.

O objetivo do encontro é explicar a necessidade da criação de uma lei que garanta a destinação de 2% do orçamento municipal para a Cultura do Crato. Podem participar deste momento todos os interessados, como artistas, brincantes, mestres, ativistas, produtores culturais, gestores, parlamentares, jornalistas e demais profissionais da comunicação, militantes de partidos políticos e movimentos sociais, representantes de associações de moradores, ONGs, grupos artísticos e de tradição popular e sociedade civil.

Francisco Nascimento, do ponto de cultura Mensageiras da Paz, acredita que o evento é imprescindível para “fortalecer a rede de pontos de cultura da cidade e mobilizar essa rede em prol dos 2%, para que a gente tenha uma política de Estado que favoreça a Cultura. É uma luta histórica dos pontos culturais, dos movimentos sociais de todo o Brasil e o Crato não pode ficar de fora dessa conquista”. Ele acrescenta: “a gente sabe da dificuldade para se organizar, se fortalecer, mas a gente precisa despertar para isso”.

Para participar da roda de conversa, faça já a sua inscrição em https://forms.gle/5UHqMJcmmYGMZqiBA. A realização do evento é do Coletivo Camaradas, com apoio da Rede Cearense do Cultura Viva, Rede Municipal Cultura Viva, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e CEJA Crato. Essa ação faz parte das atividades do projeto “AgitProp – Cultura Viva Crato”, aprovado no edital Cultura Viva 2022, da Secult do Estado do Ceará.