Governo Lula dará mais 5 mil bolsas para pós-graduação

O recurso passará dos 84,3 mil para 89,6 mil. O benefício será concedido a partir dos programas da Capes, já a partir deste mês.

Cerimônia no Planalto em 16 de fevereiro de 2023. Foto: Luis Fortes/MEC

O governo Lula, através do Ministério da Educação (MEC), anunciou um acréscimo de 5.300 beneficiários no sistema de pós-graduação de bolsas de mestrado e doutorado concedidas pelos programas institucionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O anúncio foi destacado pelo ministro da Educação, Camilo Santana em postagem no seu perfil no Twitter. “Vamos melhorar a educação brasileira, da educação infantil à pós-graduação”, exaltou Santana na publicação.

Segundo o ministro, a partir de março, o número de bolsas passará de 84,3 mil para 89,6 mil. Dos 6 mil cursos de mestrado e doutorado (stricto sensu) registrados no país, 3.258 receberão o incentivo.

Santana informou ainda que o aumento no número de benefícios é resultado dos novos cálculos do modelo de concessão, cuja Portaria ainda será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU). A avalição também considerou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Com isso, o MEC busca priorizar a concessão de bolsas a estudantes dos municípios mais pobres.

O benefício abrange os programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino e pesquisa públicas, comunitárias e particulares do país. O modelo alia a concessão de bolsas aos resultados da avaliação, valorizando o desempenho acadêmico.

Também cumpre a determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), com a ampliação do investimento em cursos de doutorado e a redução da desigualdade regional.

A presidenta da Capes, Mercedes Bustamante, ressaltou que em muitos municípios esses recursos representam uma boa parte da economia local, contribuindo para a comunidade de uma forma geral. “Por trás desses números há pessoas que dependem dessas bolsas para a sobrevivência e que usam esse recurso onde vivem, movimentando a economia local”, destaca.

Reajuste das bolsas

Em 16 de fevereiro deste ano, o presidente Lula anunciou aumento no valor das bolsas pagas a estudantes de graduação, pós-graduação e ensino médio em cerimônia no Palácio do Planalto junto aos ministros da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.  

Leia também: Governo reajusta bolsas de pesquisa e aumenta número de beneficiários

Os valores estavam congelados há 10 anos. Foram reajustadas as bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, da Capes e do programa Bolsa Permanência, vinculados ao Ministério da Educação.

Com informações Ascom MEC

Autor