Encontro do Cariri pede 2% do orçamento para a cultura

Ao todo, 35 pontos de cultura da região estiveram presentes, representando 9 cidades: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jati, Aurora, Milagres, Mauriti, Várzea Alegre e Abaiara.

Na tarde da última terça-feira (28), o Encontro de Pontos de Cultura do Cariri, realizado pelo Coletivo Camaradas no Auditório do Sesc Crato, reuniu mais de 100 pessoas, para debater diversos temas considerados essenciais. Ao todo, 35 pontos de cultura da região estiveram presentes, representando 9 cidades: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jati, Aurora, Milagres, Mauriti, Várzea Alegre e Abaiara. A defesa do percentual de 2% do orçamento municipal para a cultura é uma das bandeiras de luta do movimento cultural.

O evento de ontem (28) é uma das ações desenvolvidas através do projeto “Agitprop – Cultura Viva Crato”, aprovado em edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, pelo Coletivo Camaradas. Com falas de Tarso Araújo, Naju Sampaio, Paulo Rossi e Alexandre Lucas, o encontro tratou de temas como o conceito de “agitação e propaganda”, a necessidade de uma comunicação eficiente para o protagonismo dos Pontos de Cultura, a relação entre comunicação e movimentos sociais e um breve histórico e apanhado sobre o Cultura Viva. A necessidade da criação de uma lei que garanta o destino de 2% do orçamento municipal para a Cultura entrou no debate e a pauta amplamente apoiada.

Lara Alencar, do ponto de Cultura Procem/Casa Luz, comenta que o encontro foi importante para que todos pudessem se conhecer e espera que este tenha sido apenas o primeiro de muitos. “É necessário que a gente consiga ter as deliberações que foram faladas como prioridade, articular esse modo de fomento dos pontos de cultura seja por um grupo de whatsapp, seja marcando encontros efetivos e consiga ter essa base contatos, saber o que cada um tem, quais são suas expertises dentro dos pontos de cultura, onde eles estão localizados e a gente possa ter isso disponível para todes”, finaliza.