Recessão à vista? por Paulo Nogueira Batista Jr

Segundo o economista, o BC precisa rever a politica monetária que não pode continuar trabalhando com os juros atuais, além de rever as metas de inflação irrealistas.

Recessão é um risco difícil de reverter

O economista Paulo Nogueira Batista Jr aponta para as dificuldades do Governo Lula em dinamizar a economia diante dos juros escorchantes impostos pelo Banco Central (BC). Ele atribui a esta política de combate à inflação a queda continuada do PIB, nos últimos trimestres, com risco de estagnação.

Para ele, só ganham com os altos juros os rentistas credores do governo e o BC que tem mais chances de cumprir suas metas irreais de inflação.

Outro fator que agrava o risco recessivo são as empresas em dificuldades, como as Americanas, que levam as instituições financeiras a reduzir o crédito para se proteger. Segundo ele, isso pode levar a uma crise sistêmica, que pode afetar até mesmo os bancos.

Caso o Brasil desabe numa recessão, está será uma derrota para o governo difícil de reverter.

Ele sugere algumas iniciativas para evitar isso, como a Fazenda e o BC ativarem linhas de liquidez para evitar essa contração. Mas o BC precisa rever essa politica monetária, que, em sua opinião, não pode continuar trabalhando com juros dessa magnitude, revendo as metas de inflação irrealistas.

“Os bancos públicos precisam liderar uma retomada do crédito”, defende.

Mas ele também menciona iniciativas positivas do governo já anunciadas, como a revisão da isenção do Imposto de Renda para dois salários e a valorização do salário mínimo.

Veja a íntegra da coluna: