Tragédia no litoral norte de SP vitimou 65 pessoas

Até o momento os bombeiros encontraram 65 corpos, sendo 64 na Barra do Sahy; entre desabrigados e desalojados o total é de 2262 pessoas.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nos dias 18 e 19 de fevereiro o temporal que atingiu o litoral norte de São Paulo deixou dezenas de vítimas e milhares de pessoas desabrigadas. Desde o ocorrido, o corpo de bombeiros, militares e voluntários trabalham na área, que teve a pior situação encontrada na Barra do Sahy, em São Sebastião (SP).

As buscas no local foram encerradas neste final de semana, mas continuam na praia da Baleia Verde, também no município de São Sebastião. Como informa a Folha de São Paulo, foram encontrados 64 mortos na Barra do Sahy e uma na cidade de Ubatuba (SP). Do total, 57 vítimas foram identificadas, 21 homens, 17 mulheres e 19 crianças. Para as buscas, os bombeiros contaram com auxílio de funcionários da Anatel com equipamentos que detectavam sinal de celulares.

O árduo trabalho ocorreu com a escavação cuidadosa na lama para que não houvesse novos deslizamentos. Apesar da suspensão das buscas, a estrutura montada para a operação permanecerá caso novos relatos de desaparecidos surjam.

Segundo a Folha, com base em dados do governo de São Paulo, a tragédia deixou 1.172 desabrigados e 1.090 desalojados.

Os atingidos estão em abrigos e recebem atendimento de saúde, além de estarem sendo cadastrados para o recebimento de auxílios. O atendimento tem sido para tratar a parte psicológica e lesões, assim como um surto de gastroenterite devido à água contaminada que acometeu diversas pessoas e que está sendo acompanhado pelas equipes médicas.

Autor