Ministério da Saúde lança ‘Movimento Nacional pela Vacinação’ nesta segunda, 27

Lançamento da campanha contará com a participação do presidente Lula e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nisia Trindade | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde lança nesta segunda-feira (27), em Brasília, o Movimento Nacional pela Vacinação. A campanha, que prevê ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A ação marca o início do plano de vacinação contra Covid-19 para 2023 onde as pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer.

Na ocasião, o presidente Lula receberá a quinta dose da vacina contra Covid, segundo apuração feita pelo repórter Guilherme Balza, da GloboNews.

“A importância é aumentar a cobertura vacinal de todas as vacinas, que o Brasil recupere a posição que já teve com seu programa nacional de imunizações de ser um país que vacina bem. Então, é um movimento nacional que não queremos que seja específico do Ministério da Saúde, das secretarias, das unidades de saúde, que seja de toda a sociedade”, disse a ministra Nísia Trindade à Globo.

Nesta primeira etapa da campanha o Ministério da Saúde prevê o reforço para os grupos prioritários em todo o país. O amplo movimento será focado inicialmente em idosos, pessoas com comorbidades e indivíduos com deficiência. Aumentar os níveis de cobertura vacinal contra o coronavírus e outras doenças têm sido uma das prioridades de Trindade, que chefia a pasta.

Vacina Bivalente

A partir desta segunda, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas receberão a dose de reforço contra a Covid com a versão bivalente dos imunizantes.

As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Os imunizantes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2022 e os primeiros lotes chegaram ao país em dezembro.

São dois tipos de vacinas diferentes:

  • Bivalente BA.1 – protege contra a variante original e contra a variante Ômicron BA1;
  • Bivalente BA.4/BA.5 – protege contra a variante original e contra a variante Ômicron BA.4/BA.5.

A campanha será dividida em etapas:

  • Fase 1: pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Fase 2: pessoas entre 60 e 69 anos;
  • Fase 3: gestantes e puérperas;
  • Fase 4: profissionais de saúde.

Também constam no cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023 a intensificação da campanha de Influenza, em abril, e multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.

O lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação acontece às 15 horas no Centro de Saúde nº 01, no, em Brasília, e será transmitido pelo canal no YouTube da TV Brasil Gov.

__
com informações de agências

Autor