Campanha da Fraternidade tem como tema o enfrentamento à fome

Lançada pela CNBB, campanha marca o início da Quaresma e visa alertar sobre os 33 milhões que vivem em insegurança alimentar; Papa Francisco enviou mensagem

Fonte: CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na quarta-feira (22) a Campanha da Fraternidade 2023. O tema deste ano é “Fraternidade e Fome” e visa alertar a população brasileira sobre a situação das mais de 33 milhões de pessoas que vivem em insegurança alimentar no país, de acordo com dados de 2022 revelados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).

O tema da Campanha, que desde 1964 marca o início da Quaresma, tem como lema este ano o trecho bíblico de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.

Leia também: Pesquisa Penssan: 3 em cada 10 famílias brasileiras passam fome

Esta e a terceira vez que o tema da fome é tratado pela Campanha da Fraternidade. Segundo o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a escolha se deve ao fato de o Brasil ter retornado ao Mapa da Fome da ONU.

Durante o lançamento realizado na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília, foi transmitida uma mensagem do Papa Francisco direcionada aos brasileiros sobre o tema da fome.

“A fome é criminosa. A alimentação é um direito inalienável. A indicação dada por Jesus aos seus apóstolos “Dai-lhes vós mesmos de comer” é dirigida hoje mesmo a todos nós, seus discípulos, para que partilhemos o muito ou o pouco que temos com os nossos irmãos que nem sequer tem com o que saciar a própria fome”, traz trecho da mensagem de Francisco.

“É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima, leve não somente a ações concretas – sem dúvida, necessárias – que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”, traz outra parte da mensagem de Francisco.

Leia também: Conselho de Segurança Alimentar é reativado por Lula

No Domingo de Ramos, em 2 de abril, será feita a Coleta Nacional da Solidariedade e os recursos arrecadados serão destinados para ações solidárias da CNBB e para atendimento dos projetos das dioceses.

Assista a íntegra da mensagem do Papa Francisco:

*Com informações Agência Brasil e CNBB