Inelegibilidade de Bolsonaro é dada como certa em todos os poderes

O sinal mais claro disso foi enviado pelo TSE ao decidir, por unanimidade, incluir a chamada “minuta do golpe” numa ação contra o ex-presidente

Foto: ANSA

Ministros das cortes superiores e o meio político no executivo e legislativo estão certos de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai declarar a inelegibilidade de Bolsonaro. O sinal mais claro disso foi enviado nesta quarta-feira (15) pela corte eleitoral ao decidir, por unanimidade, incluir a chamada “minuta do golpe” numa ação contra o ex-presidente.

O documento golpista, encontrado na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, tinha como intenção declarar Estado de Defesa no TSE, anular a eleição presidencial e afastar os ministros daquela corte.  

Além das 16 ações que pedem sua inelegibilidade na Justiça Eleitoral, o ex-presidente é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) como mentor intelectual dos atos golpistas de 8 de janeiro quando as sedes dos três poderes foram invadidas e depredadas.

Leia mais: TSE mantém minuta do golpe na ação que pede inelegibilidade de Bolsonaro

Ministros das cortes superiores, entrevistados por Mônica Bergamo, colunista da Folha de S.Paulo, dizem que a condenação dele no TSE é certa.

Avaliam também que o ex-presidente pode até ser preso por conta dos diversos inquéritos criminais e civis, mas será difícil mantê-lo no cárcere até a efetivação de uma sentença condenatória transitada em julgado, ou seja, quando não couber mais recursos.

Esse quadro já foi repassado a Lula por interlocutores dele junto ao judiciário. Lula também tem certeza de que Bolsonaro está por trás de todos os atos golpistas, sobretudo do de 8/1.

“Hoje não tenho dúvida de que isso [atos de 8 de janeiro] foi arquitetado pelo responsável maior de toda pregação do ódio, da indústria de mentiras, de notícias falsas, que aconteceu nesse país nos últimos quatro anos”, disse Lula quando os atos fascistas fizeram um mês.

“O que eu atribuo ao ex-presidente foi a sua incapacidade de conter os apoiadores que viram nele um grande líder político. Não houve da parte dele capacidade de fazer com que aquelas pessoas compreendessem que não se mexe com a democracia”, afirmou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) num encontro recente com banqueiros.

O colunista do UOL Tales Faria também diz que ministros próximo de Lula já veem como certa a inelegibilidade de Bolsonaro. “Não creio em prisão. O que tenho ouvido de juristas e de ministros do Supremo Tribunal Federal com quem tenho conversado é que, muito provavelmente, ele ficará inelegível”, respondeu um deles ao colunista.

“Até Valdemar Costa Neto, presidente do partido de Bolsonaro, o PL, já está à procura de um candidato a presidente da República em 2026. Tanto assim que lançou a possibilidade de a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro concorrer”, diz o jornalista.

Autor