Proposta cria memorial da resistência no Senado

Senadora Leila Barros propôs projeto para criação do Memorial em Homenagem à resistência democrática; proposta ainda prevê a seleção de uma escultura e espaço no site do Senado.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

A senadora Leila Barros (PDT-DF) apresentou o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 3 de 2023 que institui o Memorial em Homenagem à resistência democrática, em referência à tentativa de golpe e consequente depredação das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

O projeto prevê que o memorial seja instalado no Museu do Senado com instalações também em um corredor próximo ao plenário e conteúdo online na página do Senado na internet (Memorial Virtual).

Para Agência Senado, Barros disse: “O objetivo é demonstrar que a democracia é uma conquista da sociedade brasileira que precisa ser permanentemente cuidada e cultivada”.

A ideia é que também seja criada uma escultura que será selecionada por meio de um concurso para seja exposta no Plenário ao Anexo II, conhecido como Túnel do Tempo por abrigar referências à história do Brasil. O local foi onde os golpistas foram barrados pela polícia da casa após a invasão. Agora o projeto terá tramitação nas comissões.

Confira aqui a íntegra do PRS de criação do Memorial.

*Com informações Agência Senado

Autor