No encontro com Lula, Biden anunciará recursos para o Fundo Amazônia

O presidente brasileiro ainda terá reunião nesta sexta-feira (10) com o senador Bernie Sanders e deputados do Partido Democrata

Lula e a primeira-dama Janja chegam aos EUA (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, em Washington, que os americanos vão contribuir com o combate ao desmatamento na Amazônia. Com isso, aguarda-se que o país doe recursos para o Fundo Amazônia.

O programa brasileiro é voltado para o combate ao desmatamento e o desenvoldimento de projetos sustentáveis na Amazônia. Noruega e Alemanha são os maiores doadores do fundo.

Lula desembarcou na capital norte-americana nesta quinta-feira (9). Na Blair House, mansão onde ficam os chefes de estado que terão encontro com o presidente dos EUA, o brasileiro terá reunião nesta sexta-feira com o senador Bernie Sanders e deputados do Partido Democrata.

O presidente ainda terá encontro com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO).

Leia mais: Lula tem agenda de viagens e visitará EUA

À tarde, no encontro com Biden, estará na pauta a questão ambiental, defesa da democracia e a desinformação. Os dois presidentes enfrentaram ataques fascistas logo no início de seus mandatos.

Lula e Biden derrotaram nas urnas adversários de extrema-direita: Jair Bolsonaro e Donald Trump.

Antes do embarque, Lula disse que o Brasil quer construir relações de parceria e crescimento entre os dois países: “Pelo desenvolvimento da nossa região, debater ações pela paz no mundo e contra as fake news”.

Autor