Vasco lança manifesto antirracista e ganha apoio

Em formato de vídeo, manifesto remete aos Camisas Negras, equipe composta por negros e operários.

Foto: Reprodução Redes Sociais

O Club de Regatas Vasco da Gama lançou na última segunda-feira (6) um manifesto antirracista que teve repercussão entre diversas equipes do futebol nacional e internacional, inclusive do Barcelona. O vídeo remete aos 100 anos dos Camisas Negras, equipe vascaína composta por negros e operários.

Em 1923, o Vasco venceu o seu primeiro título carioca. No ano seguinte a liga da época solicitou que a equipe excluísse doze jogadores da competição, sendo que todos os selecionados eram negros e operários. A situação ocasionou a chamada Resposta Histórica em que o clube rompeu com os mandatários do futebol carioca em resposta ao preconceito.

Além do lançamento do manifesto em vídeo, os diretores da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que controla o clube estiveram reunidos com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida e com a ministra dos Esportes, Ana Moser, como informa o jornal O Globo, para debater ações de combate à discriminação racial no esporte. Segundo o jornal, o vídeo tinha mais de 2,3 milhões de visualizações até quarta-feira (8).

Assista ao manifesto:

Saiba mais sobre a história dos camisas negras clicando aqui.