Governo mobiliza 19 ministérios contra o desmatamento

Objetivo é zerar o desmatamento até 2030. Serão formulados planos de ação para a Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa

Area de desmatamento e queimda e vista as margens da rodovia BR 230 no municipio de Apui, Amazonas. Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a atuação de19 pastas na Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil (PPCD). A principal tarefa do grupo é zerar o desmatamento até 2030.

Na primeira reunião do PPCD, estabeleceu-se prazos para entrega dos planos de ação para cada bioma. O específico para Amazônia deve ser concluído em 45 dias e os 90 dias subsequentes para o Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa.

“O presidente Lula estabeleceu desmatamento zero até 2030, mas com a estratégia de combater as atividades ilegais, apoiando as atividades produtivas sustentáveis, investindo na bioeconomia, no baixo carbono, no desenvolvimento sustentável, na ciência e tecnologia, na inovação, para que o Brasil possa ao mesmo tempo combater as atrocidades como estamos vendo agora na Terra Indígena Yanomami e sabemos que também existem em relação aos Caiapós, Mundurucus e outros povos indígenas”, explicou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Leia mais: Governo Lula avança no combate ao desmatamento na Amazônia

A ministra disse que o governo trabalha para reduzir as taxas de desmatamento que bateram recordes sucessivos durante o governo anterior.

“Nós já temos um desmatamento, que vem do outro governo, de mais de 6 mil quilômetros quadrados (km²), isso é o que vem do governo do presidente Bolsonaro. A partir de janeiro de 2023, [o desmatamento] é da nossa responsabilidade”, explicou.

O PPCD vai integrar ações de 19 ministérios e será presidido pelo ministro Ruy Costa, da Casa Civil. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima será responsável pela secretaria executiva da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento. Também participam Agricultura e Pecuária; Ciência, Tecnologia e Inovação; Justiça e Segurança Pública; Integração e do Desenvolvimento Regional; Relações Exteriores; Defesa, Fazenda, Planejamento e Orçamento; Minas e Energia; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Pesca e Aquicultura; Trabalho e Emprego;  Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Transportes; Povos Indígenas; Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Com informações da Agência Brasil

Autor