Meio milhão de refugiados palestinos são ​​atingidos pelo terremoto na Síria

57 mil refugiados foram atingidos diretamente nos campos do norte. Muitos continuam presos sob os escombros. Três casas de refugiados palestinos desabaram no campo de Latakia, afetando 25 pessoas.

Pessoas na Síria se reúnem para resgatar pessoas presas nos escombros após o terremoto. Foto UNRWA

Três dos 12 campos de refugiados palestinos na Síria, que abrigam cerca de 438.000 pessoas, estão no norte afetado pelo terremoto: o campo de Latakia, além de Neirab e Ein el Tal fora de Aleppo.

“Estamos olhando para 57.000 refugiados palestinos que foram impactados porque vivem nos campos no norte”, disse Tamara Alrifai, porta-voz da UNRWA, a agência da ONU para refugiados palestinos.

A UNRWA precisa urgentemente de US$ 2,7 milhões para cobrir as necessidades dos refugiados afetados, disse Alrifai.

Ela acrescentou que a UNRWA confirmou relatos de seis refugiados palestinos mortos. Quatro crianças – duas das quais são estudantes das escolas da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) – estão entre as que morreram no terremoto. Duas das crianças, uma menina e um menino, morreram com seus pais, presos sob uma casa em Latakia.

Duas outras crianças estão supostamente em terapia intensiva por causa de ferimentos sofridos também durante o terremoto devastador. Muitos continuam presos sob os escombros. Três casas de refugiados palestinos desabaram no campo de Latakia, afetando 25 pessoas.

“Podemos esperar que o número de mortes continue aumentando”, disse ela, com suprimentos médicos, colchões, cobertores e itens de higiene necessários com urgência.

O chefe da UNRWA, Philippe Lazzarini, que visitou os campos de Aleppo há quinze dias, disse no Twitter: “Este terremoto adiciona uma camada inacreditável de miséria”.

De acordo com as descobertas iniciais, a maioria das instalações da UNRWA sobreviveram aos choques com danos menores, pois foram construídas com um projeto resistente a terremotos. As escolas da Agência nas áreas afetadas serão fechadas até que sejam consideradas seguras, enquanto retomamos outros serviços a partir de amanhã. 

A UNRWA está trabalhando para continuar fornecendo ajuda, água, saneamento e assistência médica, incluindo saúde mental, em resposta às necessidades crescentes. A organização os atende por meio de sua rede de 23 centros de saúde e 102 escolas, onde cerca de 49.500 alunos recebem educação de qualidade.