Brasil tem 2 filmes na lista dos melhores na história

Tradicional ranking da revista britânica “Sight & Sound”, que produz o levantamento de dez em dez anos, ouviu em 2022 um total de 1.639 críticos, curadores, jornalistas especializados e pesquisadores

Duas produções brasileiras aparecem no mais renomado ranking dos melhores filmes de todos os tempos. O drama mudo Limite (1931), de Mário Peixoto, e o documentário Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, entraram pela primeira vez na tradicional lista da revista britânica Sight & Sound, que produz o levantamento de dez em dez anos.

O mais recente ranking dos “100 mais”, anunciado em 1º de dezembro de 2022, foi encabeçado, de modo surpreendente, pelo drama belga Jeanne Dielman, da cineasta Chantal Akerman. Até então, apenas três filmes haviam liderado a listagem: Ladrões de Bicicletas, de Vittorio De Sica (eleito em 1952); Cidadão Kane, de Orson Welles, (em 1962, 1972, 1982, 1992 e 2002); e Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock (em 2012).

Para chegar à nova relação dos maiores filmes na história, a Sight & Sound – que é publicada pelo Instituto de Cinema Britânico – consultou 1.639 críticos, curadores, jornalistas especializados e pesquisadores. Nesta semana, a revista ousou ao divulgar uma versão expandida da última eleição, que relacionava as 250 produções mais votadas em 2022.

É nessa lista ampliada que os dois filmes brasileiros marcaram presença. Limite e Cabra Marcado empataram em votos e ficaram em 211º lugar no ranking, ao lado de longas clássicos como O Diabo a Quatro, A Malvada e Twin Peaks – Os Últimos Dias de Laura Palmer.

Veja o filme Limite:

*

Veja o filme Cabra Marcado para Morrer:

Autor