Mulheres cientistas serão homenageadas em livro e vídeo documentário

Para dar visibilidade e inspirar gerações de meninas na ciência, será lançado no dia 11/2, em São Carlos-SP, o livro e videodocumentário que exploram a jornada de mulheres pioneiras na ciência.

Divulgação

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado no dia 11 de fevereiro, será lançado o livro e vídeo documentário “Mulheres na Ciência em São Carlos: reflexões, trajetórias e histórias”. O evento, promovido pelo Instituto Angelim, acontecerá às 19 horas, no Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão, na cidade de São Carlos-SP.

A idealizadora e organizadora do livro e videodocumentário é a doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, pesquisadora e professora, Mirlene Simões.

Ela conta que a produção da obra é uma homenagem à memória e trajetória de seis mulheres cientistas da cidade. E tem a finalidade de exaltar as trajetórias, a produção científica e trabalhos apresentados por estas cientistas precursoras na área.

A autora Mirlene Simões está à frente do Instituto Angelim

“Decidimos iniciar o projeto com o levantamento de todas as pesquisadoras que se encontravam no caráter sênior, pesquisadoras aposentadas, mas que continuavam atuando em suas áreas temáticas e mais do que isso, que tivessem premiações e publicações internacionais e pesquisas relevantes que fazem parte do cotidiano da sociedade”, explicou a autora.

A obra também tem a finalidade de dar conhecimento ao significado social dessas mulheres, incentivando jovens pesquisadoras, além de dar ajudar no desenvolvimento educativo de meninas e adolescentes no âmbito escolar. Isso porque os livros serão distribuídos em escolas da rede pública de São Carlos acompanhados de rodas de conversas com os estudantes.

Segundo a organização do evento, o livro e vídeo têm edição, arte e recursos audiovisuais desenvolvidos majoritariamente por mulheres, buscando dar visibilidade às cientistas e estimular a participação e formação da cultura da mulher na ciência.

Leia também: Garantia de espaços para mulheres na ciência é prioridade, diz ministra

O projeto foi aprovado no Programa de Ação Cultura – ProAC, mecanismo do governo paulista de incentivo fiscal para projetos culturais. A produção livro videodocumentário é uma homenagem à memória e trajetória de seis mulheres cientistas. São elas:

  • Cibele Saliba Rizek – Nas cidades, entre pessoas, muros, ruas e casas, histórias para se contar (Ciências Sociais);
  • Lúcia Cavalcante de Albuquerque Willians – Construir laços sociais e superar a violência (Psicologia);
  • Maria Aparecida de Moraes Silva  – Na terra, no campo, entre olhares (Ciências Sociais);
  • Maria Aparecida Soares Ruas – O mundo não teria graça sem as singularidades (Matemática);
  • Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – Educação de qualidade para todos em todos os níveis (Ciências Humanas – Educação)
  • Yvonne Primerano Mascarenhas – A vida em um cristal (Físico-química).

Festa homenagem de lançamento

Para o lançamento do livro e exibição do documentário, estão sendo convidados representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, Proac, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de São Carlos e artistas locais.

“Será exibido um trailer do videodocumentário sobre essas mulheres galácticas que produziram e que são o motivo desse trabalho”, completou a autora Mirlene Simões.

Autor