Governo Biden confirma encontro com Lula na Casa Branca

Encontro está marcado para 10 de fevereiro; em nota foi destacado o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira.

Foto: Ricardo Stuckert/Casa Branca

Em comunicado oficial na página da Casa Branca, divulgado na terça-feira (31), o governo dos Estados Unidos confirmou que está marcado para 10 de fevereiro o encontro entre o presidente Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva, na sede do governo na capital norte-americana.

No texto é ressaltado que os presidentes irão discutir o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira.  O comunicado ainda informa que ambos irão trabalhar juntos pelos valores democráticos até a realização da Cúpula para a Democracia, que será realizada em março de 2023.

Será a 2º edição da Cúpula, co-organizada por Estados Unidos, Costa Rica, Holanda, Coreia do Sul e Zâmbia, de forma virtual. No encontro os países participantes, foram mais de cem na primeira edição em 2021, tratam sobre compromissos democráticos e direitos humanos.

Outro ponto destacado na nota informa que o debate entre Biden e Lula também deve versar sobre o combate às mudanças climáticas, segurança alimentar, desenvolvimento econômico e a paz mundial.

Esta será a segunda viagem internacional de Lula desde que assumiu e o terceiro país visitado.  Em 22 de janeiro ele esteve na Argentina e no dia 25 no Uruguai.

Confira a nota da Casa Branca.

*Com informações Agência Brasil