Bienal da Une começa com ato político, feiras, debates e shows

Na abertura da Bienal estudantil, Denise Pires, secretária do Ensino Superior do MEC garantiu o reajuste de bolsas estudantis e ampliação das vagas.

Foto: Thompson Griffo

A 13a. Bienal da UNE começou, nesta quinta (2), com uma potente abertura política. Houve ainda mesas de debates, feiras literárias, exposições de arte e ciência, vernissages de lançamentos, oficinas de arte, cortejos e shows. O palco nos Arcos da Lapa vai encerrar a série de shows com a animação e brasilidade amazônica de Gaby Amarantos.

A mesa Reconstruir o Brasil pelas mãos dos estudantes e do povo contou com a participação de Denise Pires, secretária de Educação Superior do Ministério da Educação que se comprometeu com as pautas do reajuste e ampliação das bolsas e o REUNI 2. O MEC também está trabalhando para aumentar o orçamento das universidades. O debate serviu como uma abertura política da Bienal.

Representantes das entidades estudantis UNE e ANPG reafirmaram que só com investimento na educação poderemos reconstruir o Brasil.

Durante sua fala na abertura da 13ª Bienal da UNE, Denise Pires, secretária do Ensino Superior do MEC garantiu o reajuste de bolsas estudantis.

“Se tranquilizem, haverá reajuste nas bolsas, mas não somente nas de pós graduação, haverá reajuste nas bolsas de iniciação científica. O ministro Camilo e o presidente Lula não querem apenas reajustar os valores das bolsas, nós queremos ampliar os valores e ampliar o número de bolsas”.

A segunda mesa foi sobre a luta pela defesa da democracia e o papel político que a cultura precisa cumprir no próximo período.

Dani Balbi, primeira mulher trans eleita deputada no Rio de Janeiro. Foto Dani/UEE

Se juntaram aos estudantes a parlamentar Dani Balbi (PCdoB), primeira deputada transsexual da Assembleia Legislativa do RJ, professora e roteirista; Léo Péricles, presidente da Unidade Popular; a economista Juliane Furno, Maria dos Camelôs, coordenadora do MUCA-RJ e Brisa Bracci, vereadora de Natal-RN.

Confira a programação completa do dia:

? 1 e 4 @thompsongriffo

2 @dani_uee

3 e 5 @xuniorl