Greve geral no Reino Unido mobiliza meio milhão

Maior paralisação em mais de dez anos atinge escolas, trens, universidades e verificações de fronteira, com planos de envolver saúde e novos atos até o fim do mês.

Protesto trabalhista de professores em Londres por aumentos salariais em meio à alta da inflação no Reino Unido

As greves de hoje em países como Inglaterra, País de Gales e Escócia, representam o maior dia de mobilização sindical do Reino Unido em mais de uma década. Até meio milhão de pessoas participaram nesta quarta-feira (1) de uma greve coordenada envolvendo professores, funcionários públicos, pessoal da força de fronteira e maquinistas. 

A greve de grandes proporções também revela um 2023 que começa turbulento para governos antitrabalhadores em toda a Europa. Em janeiro, sindicatos de toda a França também paralisaram o país contra a reforma previdenciária do governo de Emmanuel Macron. São governos que, mal começaram, já são impopulares e podem sofrer novos reveses com o avanço da inflação e do desemprego.

O movimento de protesto contra o projeto de reforma da previdência da França se intensificou no segundo dia de mobilização, na terça-feira (31). A CGT estima que eram 2,8 milhões em toda a França, contra 2 milhões em 19 de janeiro. O Ministério do Interior contabilizou 1,272 milhão de manifestantes (contra 1,12 milhão em 19 de janeiro). Uma afluência que ultrapassa ligeiramente a medida no pico da mobilização de 2010 (1,25 milhões de manifestantes). Com isso, a base do governo Macron rachou e começa a discutir concessões, segundo o jornal Le Monde.

Enquanto isso, do outro lado do Canal da Mancha…

Sete em cada oito escolas e faculdades na Inglaterra e no País de Gales foi afetada pela greve dos professores de hoje, enquanto 9% foram totalmente fechadas, de acordo com uma pesquisa de diretores de escolas realizada pela Associação de Líderes Escolares e Universitários.

Apesar da perturbação que isso lhes causará, a maioria dos pais apoia a greve dos professores, de acordo com uma nova pesquisa da Parentkind, a organização de associações de pais e mestres. 

Leia também: Franceses fazem greve geral contra reforma previdenciária

O foco voltará ao NHS (Sistema Nacional de Saúde) na próxima semana, com quatro dias extraordinários de ação industrial, começando com greves simultâneas de enfermeiras e ambulâncias na segunda-feira.

Os sindicatos de saúde estão profundamente frustrados com o que consideram a falta de vontade dos ministros de entrar em discussões sérias.

O primeiro-ministro Rishi Sunak protesta argumentando em torno de um pequeno aumento, abaixo da inflação. “No que diz respeito aos professores, na verdade, demos a eles o maior aumento salarial em 30 anos, que inclui um aumento salarial de 9% para professores recém-formados e um investimento recorde em seu treinamento e desenvolvimento”, disse Sunak.

Com a inflação em dois dígitos, o Instituto de Estudos Fiscais (IFS) calculou recentemente que a maioria dos professores receberia um corte de 5% em termos reais em seus salários este ano, com membros mais experientes da profissão perdendo até 13%. desde 2010.

Leia também: Reino Unido enfrenta greves e boicotes devido a inflação desenfreada

Servidores públicos em greve nesta quarta na Inglaterra

A classe trabalhadora está de volta

Em um comício da NEU (Sindicato Nacional da Educação) em Westminster, o secretário-geral do RMT (Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, Marítimos e Transportes), Mick Lynch, disse a milhares de professores em greve fora de Downing Street “nós somos a classe trabalhadora e estamos de volta”. Ele acrescentou: “Estamos aqui, exigimos mudanças, nos recusamos a ser comprados e vamos vencer para nosso povo em nossos termos”.

O ex-chanceler sombra do Tesouro, John McDonnell (Partido Trabalhista) disse que os aumentos salariais do setor público podem ser pagos tributando os ganhos de capital no mesmo nível da renda. John McDonnell disse: “Precisamos apenas de um sistema tributário justo. A questão neste momento é que parece que temos um Governo que está a redistribuir a riqueza para cima.”

O ministro da educação do governo galês disse que a culpa pelas greves é do governo do Reino Unido. Enquanto o governo tenta resolver a disputa, Jeremy Miles disse: “há restrições muito reais no orçamento do governo galês por causa da posição francamente vergonhosa de que o governo do Reino Unido não está disponibilizando fundos suficientes em todo o Reino Unido para serviços públicos”.

Leia também: Contra inflação, greve geral para a França e surpreende governo Macron

Quando questionado sobre o que Sunak está fazendo para resolver a reivindicação, seu porta-voz oficial disse que vai continuar as conversas. “Temos que equilibrar isso com a necessidade de ser justo com todos os contribuintes, a maioria dos quais não trabalha para o setor público.” 

A postura pública de Downing Street permaneceu inalterada com as greves desta quarta-feira, com o porta-voz oficial de Sunak não oferecendo novas iniciativas para desbloquear um processo que alguns em Westminster temem estar em um impasse.

O primeiro-ministro pediu aos políticos trabalhistas que condenassem as greves de professores como “erradas” e disse aos parlamentares que as crianças “merecem estar na escola hoje, sendo ensinadas”.

A secretária de educação Gillian Keegan disse que “nosso objetivo este ano é nos livrarmos do problema, que é a inflação”. 

Os dirigentes sindicais deram até o fim do mês ao secretário de educação para ‘mudar de postura’. Mary Bousted e Kevin Courtney, secretários gerais adjuntos do NEU, disseram: “Hoje, notificamos a secretária de educação. Ela tem até o nosso próximo dia de greve na Inglaterra, 28 de fevereiro, para mudar sua posição”.

Leia também: Franceses planejam nova greve no dia 31 contra reforma das aposentadorias

Estudantes se unem a grevistas

Apoio popular

Milhares de estudantes se juntaram a funcionários universitários em greve em piquetes em todo o país, disse o Sindicato de Universidades e Faculdades (UCU). Jo Grady, secretário-geral, disse: “Ficamos impressionados com o apoio de milhares de estudantes que se juntaram a nós em piquetes em todo o país”.

Uma pesquisa realizada em 948 escolas pela Association of School and College Leaders, que representa os diretores, constatou que 97% delas tinham pelo menos alguns professores em greve.

Das escolas afetadas pela ação industrial, apenas 11% conseguiram permanecer totalmente abertas, enquanto 80% foram parcialmente fechadas e 9% totalmente fechadas.

A pesquisa sugeriu que 58% dos pais apoiaram a greve dos professores, apesar de terem que lidar com o fechamento das escolas. Na população como um todo, 50% apoiaram os professores.

Chris Hopkins, diretor de pesquisa política do instituto Savanta, disse: “A estratégia do governo nas greves tem sido esperar que quanto maior a perturbação, maior a oposição, mas até agora não foi o caso”.

Lei de Greve

Dois dias depois que a Câmara dos Comuns aprovou o controverso projeto de lei do governo para reprimir as greves do setor público, o porta-voz disse que era possível que outras regras fossem endurecidas para forçar os professores em greve a notificar formalmente seus planos aos diretores das escolas.

O TUC (Confederação Sindical) não descartou levar o governo a tribunal se a “lei dos níveis mínimos de serviço” for sancionada. A secretária-geral assistente da Confederação Sindical, Kate Bell, disse que a legislação é “desnecessária, injusta e quase certamente ilegal”.

O Projeto de Lei de Greves (Níveis Mínimos de Serviço) de 2023 é uma proposta de lei do Parlamento que afeta a lei trabalhista do Reino Unido, destinada a forçar os trabalhadores sindicais na Inglaterra, Escócia e País de Gales a fornecer um serviço mínimo durante uma greve nos serviços de saúde, educação, incêndio e resgate, fronteira segurança e descomissionamento nuclear. A proposta foi criticada por não estar no Manifesto do Partido Conservador de 2019, ser uma violação dos direitos humanos e uma violação do direito internacional. 

Um acordo que acabaria com as greves está “mais longe do que quando começamos” após meses de negociações fracassadas com o governo, disse o secretário-geral da Aslef (Sindicato dos Maquinistas), Mick Whelan . “Este não é um novo governo – as mesmas pessoas estão no cargo há 12 anos”, disse ele.

Kevin Courtney, secretário-geral adjunto da NEU, disse: “Acho que Gillian Keegan espera que nossa greve seja ineficaz e que as pessoas não a façam novamente”. Ele acrescentou: “Eu acho que ela está errada sobre isso. Pode haver outras ações. Ela precisa fazer um acordo para que isso não aconteça.”

Com informações do Guardian