Lira é reeleito presidente da Câmara com apoio de Lula

À frente da Câmara desde 2021, Lira venceu na disputa Chico Alencar e Marcel Van Hattem

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara Federal nesta quarta-feira (1/2) com a maior votação já recebida na história da Casa. Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por uma frente de 20 partidos, o parlamentar teve 464 votos. A eleição ocorreu logo após a posse dos 513 deputados que vão compor a nova legislatura.

À frente da Câmara desde 2021, Lira venceu na disputa os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), que teve 21 votos, e Marcel Van Hattem (Novo-RS), que recebeu 19. A Mesa Diretora deve refletir o arco de alianças formado em torno da candidatura do presidente reeleito.

“Quero estabelecer com o Poder Executivo não uma relação de subordinação – mas de um pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas a partir da escuta cuidadosa e de sugestões das nossas comissões”, afirmou Lira antes do pleito. Sua vitória era dada como certa.

Sem citar nomes, o deputado também criticou os atos e discursos golpistas que põem em xeque tanto o resultado das eleições 2022 quanto o Estado Democrático de Direito. “Faço uma defesa firme do nosso sagrado direito à liberdade de expressão, desde que isso não represente uma ameaça ao único regime que nos concede esse direito – a democracia.”

Pouco mais de uma hora antes a vitória de Lira, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado, ao derrotar o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) por 49 votos a 32.

Autor