Zelensky convive com corrupção em compras da Defesa ucraniana

O superfaturamento de compras de defesa grassa pelo governo, mas apenas cargos menores e técnicos são “expurgados”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considera vital demonstrar aos aliados ocidentais da Ucrânia que está combatendo a corrupção no governo e nas forças armadas.

Em meio a devastação da guerra, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tenta amenizar a imagem de corrupção espalhada por seu governo. Ele anunciou uma ampla eliminação de altos funcionários do governo nacional e regional e a nomeação de um novo conselho de supervisão para a gigante estatal de gás natural, Naftogaz. Esta é uma tentativa de tranquilizar tanto o público ucraniano quanto os aliados ocidentais do país de que combate a corrupção, apesar da guerra em curso com a Rússia.

A Verkhovna Rada, o parlamento ucraniano – no qual o partido Servo do Povo de Zelensky tem uma maioria dominante – rapidamente seguiu o exemplo do presidente apresentando um projeto de lei com o objetivo de aumentar a transparência nas compras de defesa para evitar, por exemplo, preços artificialmente inflacionados pagos pelas “rações” das tropas. As denúncias de desvio de verbas mais recentes envolvem principalmente as compras de insumos para a guerra.

Entre os altos funcionários do governo nacional “expurgados”, estavam o vice-procurador-geral, os vice-ministros da comunidade e desenvolvimento territorial, o vice-ministro da política social e o vice-ministro da defesa. Ainda no ano passado, vários outros funcionários de primeiro escalão foram desonerados por suspeita de espionagem e traição, inclusive amigo pessoal de Zelensky.

Além daqueles, os chefes de quatro administrações regionais da linha de frente – Dnipropetrovsk, Sumy, Zaporizhzhia e Kherson – foram demitidos. Entre eles, o governador da região de Dnipropetrovsk, Valentyn Reznichenko, já havia sido implicado em um escândalo em torno do projeto “Grande Reconstrução”, acusado de doar US$ 41 milhões (£ 33 milhões) de fundos destinados à reconstrução de estradas em sua região – 65 % da alocação total – para uma empresa de propriedade de sua namorada, Yana Khlanta.

Outra figura importante a perder o emprego é Oleksiy Symonenko, vice-promotor geral da Ucrânia. Symonenko foi acusado de passar um feriado na Espanha no final de dezembro, que foi parcialmente financiado por um proeminente empresário ucraniano.

Também foi demitido o líder da região da capital de Kyev, Oleksii Kuleba. No entanto, Kuleba foi imediatamente nomeado por Zelensky como vice-chefe de seu gabinete presidencial. Ele substitui a figura mais visível a renunciar, Kyryl Tymoshenko. Tymoshenko se envolveu em escândalos públicos no ano passado, inclusive sobre o uso pessoal de um carro doado pela General Motors à Ucrânia para fins humanitários.

Esse tipo de abuso pessoal de poder e posição há muito é endêmico na Ucrânia e não terminou repentinamente com a invasão russa. Mas isso enfureceu muitos ucranianos comuns, que convivem com o desemprego oficial de 30% e a queda na renda real de 21% .

A maioria das pessoas acredita ter feita sacrifícios extraordinários em defesa de seu país, suportando dificuldades crescentes nos últimos 11 meses. Em total contraste está o chamado “batalhão de Mônaco”. Trata-se de atuais e ex-funcionários de alto escalão e empresários que usaram o cargo para deixar o país com suas famílias. Muitas dessas elites levaram consigo ativos significativos para financiar suas novas vidas de luxo em resorts na França, Espanha, Suíça e Áustria.

A resposta de Zelensky às últimas revelações reflete sua admissão de que os ucranianos comuns podem ficar insatisfeitos com seu presidente. Mas até agora os escândalos de corrupção não mancharam o próprio Zelensky, que continua a desfrutar de níveis sem precedentes de confiança do público – passando de 27% em dezembro de 2021 para 84% em dezembro de 2022 , conforme relatado pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev (KIIS). As forças armadas foram consideradas na mesma pesquisa como tendo a maior confiança de qualquer instituição na Ucrânia, com 96%, contra 72% em dezembro de 2021.

A “remodelação” é menos abrangente do que parece. Muitos dos funcionários do governo nacional demitidos, por exemplo, eram vice-ministros. São pessoas consideradas mais “figuras técnicas” dentro da equipe de um ministro. Portanto, é improvável que a composição básica do atual governo mude, nem o equilíbrio de poder no governo ucraniano. Figuras importantes como o primeiro-ministro, Denys Shmyhal, e o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, permanecem no cargo.

Não há indícios de que qualquer um deles esteja envolvido nos atuais escândalos de corrupção, mas esses episódios claramente aconteceram sob sua supervisão – as compras de defesa , afinal, estão no centro dos negócios atuais do governo.

Passar a imagem de combate à corrupção continuará sendo um fator-chave na guerra – como e quando ela terminará e que tipo de Ucrânia emergirá dela. Ser capaz de demonstrar movimentos para garantir transparência será fundamental para o avanço do país rumo à adesão à UE. O presidente ucraniano está claramente ciente disso – ele dedicou grande parte de seu discurso noturno à nação em 24 de janeiro (data de um ano da guerra) à questão.

Com informações de The Conversation.