Bienal da UNE acontece no Rio, sob novos ares de esperança

O Portal Vermelho ouviu a presidenta UNE, Bruna Brelaz. A ministra da Cultura terá sua posse popular pela mão de artistas e estudantes. Debates estão programados para a Fundição Progresso, e os Arcos da Lapa receberão grandes nomes da cultura.

A 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes começa nesta quinta (2) e vai até domingo (5)na cidade do Rio de Janeiro. A Bienal reúne arte, cultura, educação, ativismo, política, ciência e tecnologia com milhares de estudantes, do ensino médio à pós-graduação, de todas as regiões do país.

Em entrevista ao Portal Vermelho, a presidenta da UNE, Bruna Brelaz, afirmou que a 13ª Bienal da UNE vem com um sentimento de reconstrução do país. “Toda a programação foi pensada sob esse viés.Teremos a presença de ministras, parlamentares, manifestos pela Terra, pelas Cotas, e assim, esperamos debater, formular e projetar o país que precisamos: com redução das desigualdades, com investimento, em ciência, educação e claro, cultura também”, afirmou.

Bruna refere-se às ministros que prestigiam a Bienal, como Margareth Menezes (Cultura), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Sonia Guajajara (Povos Originários) e Anielle Franco (Igualdade Racial), além das deputadas Dani Balbi, Jandira Feghali, Orlando Silva e André Janones, entre outros.

 As ministras do governo Lula participam de debates e show. No primeiro dia, Luciana Santos abre a mostra científica do festival, a partir das 14h, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

A noite, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do espetáculo de abertura da programação musical, junto com os bois folclóricos de Parintins, Garantido e Caprichoso, a partir das 20h, nos Arcos da Lapa.

“O Festival é um importante espaço de difusão e formulação da arte produzida por estudantes de todo país, refletindo a conjuntura artística, cultural e política da atualidade”, ressalta ela. Muitos artistas de várias áreas se inscreveram para expor. É possível conhecê-los nas redes sociais da @uneoficial e no site bienaldaune.com.br., assim como a programação completa. Consulte para não se perder no gigantismo da Bienal.

Entre os convidados confirmados estão artistas como Gaby Amarantos, BaianaSystem, Rennan da Penha, Kaê Guanabara, Luis Lins, Doralyce, Mangueira, Samba Pra Elas, Orquestra Voadora, Afoxé Filhas de Gandhi, Toque de Luanda, Bloco Céu na Terra, Tribo de Gonzaga, DurangoKid, Jessi Alves, Casa de Onijá, Clube da Esquina, Gregório Duvivier, Ana e Helena Petta e Cida Pedrosa. 

A programação da Bienal é gratuita e aberta ao público. Todos poderão acessar instalações, mostras artísticas, científicas e digitais, campeonatos, debates, seminários, conferências, oficinas, minicursos, atividades autogestionadas, encontros de redes estudantis, Lado C, atividades lúdicas e esportivas, espetáculo de abertura, shows, culturata, feira e atividades complementares das tendas temáticas, respeitando a capacidade de público de cada uma das atividades.

Com o novo governo, Bruna já sente novos ares para a cultura, que se refletirão no evento. “Com a recriação do Ministério da Cultura, percebemos que ela é pensada como uma área estratégica para o país”, afirma.

Na opinião dela, isso vai permear a atuação do movimento estudantil, também. “O circuito universitário de cultura e arte, o Cuca da Une, é um importante braço da luta e articulação do movimento estudantil, portanto ter um governo que pense a cultura estrategicamente, como formação para o povo, para o desenvolvimento do país transforma a nossa atuação e amplifica nossas bandeiras”, disse.

As inscrições vão só até o próximo sábado (4) e podem ser feitas aqui, para quem precisar de alojamento. Estão encerradas as inscrições de trabalhos, artísticos, científicos, jogos digitais, campeonatos e maratonas.

“A Bienal da UNE deságua os sonhos e as lutas de uma geração que derrotou o fascismo nas eleições de 2022 e que agora quer imergir na reconexão profunda de um país com seu povo e sua natureza. Um festival para lavar o peito e beber da fonte de novos tempos para o Brasil e para a cultura nacional”.

Nesta edição, a Bienal da UNE terá parceria da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), que atua na promoção de políticas públicas para a juventude do Rio de Janeiro. O secretário de Juventude, Salvino Oliveira, levará jovens dos projetos Emprega JUV e Geração Transformadora e participará do debate de abertura no dia 2 de fevereiro, na Fundição Progresso.

A programação detalhada será postada ao longo da semana no site oficial: https://bienaldaune.com.br/.