Chanceler da Alemanha vem ao Brasil para se encontrar com Lula

Olaf Scholz e Lula tratarão de relações comerciais e desenvolvimento sustentável; Alemanha deve aportar R$1,1 bilhão para meio ambiente.

Lula e Scholz na Alemanha em 2021. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (30) o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. O encontro está previsto para acontecer a partir das 15h30 e as conversas devem tratar sobre desenvolvimento sustentável, investimentos e geração de empregos, como apontou Lula em seu Twitter.

A partir das 18 horas ambos se encontram com delegações empresariais dos países com a presença da ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Svenja Schulze. Após as reuniões Scholz receberá uma homenagem no Itamaraty.

O chanceler visitou no sábado (28) e domingo (29) a Argentina e o Chile, sendo recebido pelos presidentes Alberto Fernández e Gabriel Boric.

Proteção Ambiental

Antes de Scholz de encontrar com Lula, a ministra alemã Svenja Schulze esteve com a ministra do Meio Ambiente Mariana Silva, nesta segunda (30), para falar sobre a liberação de 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia e reafirmar o compromisso com liberação de mais recursos que somados chegariam a 200 milhões de euros, aproximadamente 1,1 bilhão de reais para iniciativas de proteção ambiental no Brasil.

Os valores devem ser utilizados nos primeiros cem dias de governo Lula e também serão destinados para a proteção de indígenas.

*Com informações Agência Brasil