Galos, noites e quintas…Por Kelsen Bravos

Salta ao olhar mais crítico a falta de programas de cultura e de ampliação de lazer para população que, sem referência de qualidade, adota os piores hábitos consumistas.

Em 30 de março de 2018, aproveitei o feriadão para rever familiares e amigos em um lugar bucólico, daqueles de se acordar com o canto dos galos, aquecer-se junto a fogueiras ou a um fogão a lenha e se reunir em bate-papos sem fim nos quintais. Por tamanho prazer, ignorei avisos sobre a insegurança nas estradas, seja pelo péssimo estado de conservação em tempos de chuva ou quanto ao “salve geral” de facções do crime ameaçando motoristas de ônibus, caminhões ou carros comuns que ousassem se aventurar pelas rodovias cearenses. A despeito de tais recomendações, peguei a família e seguimos rumo oeste para aquela serra que ainda azula no horizonte, de onde despenca a cachoeira em que, segundo José de Alencar, se banhava Iracema — a famosa Bica do Ipu.

Redobrei minha atenção e cumpri pouco mais de 320 quilômetros, de muito boas e seguras rodovias (exceto as carroçáveis), entre Fortaleza e uma localidade bem no topo de Ipu. Um recanto que abriga famílias de agricultores no alto da Serra da Ibiapaba. Um lugar modesto onde se comprova o impacto, para o bem e para o mal, dos programas de transferência de renda com todas as suas contradições, com saldo, ao final das contas, de longe favorável aos benefícios. As mercearias todas bem sortidas e com os pagamentos em dia, a população bem vestida e saudável, assistida por escolas e posto de saúde que vinha até pouco tempo funcionando regularmente. Com os programas de financiamento, a agricultura familiar se muniu de implementos para seu cultivo, perfuração de poços artesianos (a seca chegou pesada também no alto da serra) e compra de tratores, caminhões para o escoamento da produção aos grandes centros e Capital. As motocicletas circulam a centenas em toda a região. Aspectos aparentes até ao olhar mais desatento.

Por outro lado, salta ao olhar mais crítico a falta de programas de cultura e de ampliação de lazer para população que, com um pouco mais de poder aquisitivo e sem uma referência de qualidade, adota os piores hábitos consumistas. Compra do fútil ao inútil. Chega-se ao cúmulo de consumir alimentos industrializados tendo à janela de suas casas laranjas, tangerinas, pitangas, seriguelas, mangas, bananas, abacates, cambuins, enfim uma sorte de frutas in natura e bem mais saudáveis.  Desprezam também a cozinha tradicional de origem local. Uma delícia da qual não abro mão é o bolo manzape, uma iguaria tabajara feita com massa puba de mandioca, melaço de cana de açúcar, coco babaçu, envolvido na folha de bananeira e assado no forno da casa de farinha, onde também são produzidas da forma tradicional a goma e a farinha de mandioca, um alimento completo em tudo — em sabor e nutrientes.

Ao chegar, faço questão de me reunir com os mais velhos. A conversa vai do futebol à política. Sim, num tem essa bobagem de não se falar desses temas, eles se misturam sim e é muito bom falar deles. Há muito pouca dissidência quanto em quem deveriam e devem votar para presidência da República. Todos são muito gratos aos benefícios dos governos de esquerda antes do golpe. Quanto ao futebol, as paixões pelo clube tal ou qual se esmaecem pelo consenso do Serrano — time composto pelos craques locais que, liderados pelo AssisAço, todas as tardes se reuniam para jogar no campo de várzea até a hora do sol se pôr.

Saibam, pois, este time, forjado na fibra da lida agrícola, brilhou no campeonato intermunicipal cearense de forma vitoriosa, derrotou em amistosos grandes times profissionais do Estado. Uma geração que ainda joga um bolão pela seleção de veteranos. Hoje é rara, lamento, a prática do futebol ao fim das tardes. Uma tristeza o esporte não ser adotado pelas novas gerações, ocupada em hábitos, no mínimo, danosos.

Sem muitas alternativas de fruição social, uma geração perdida está em formação, pois suscetível ao “lazer” das bebidas alcoólicas, dos paredões de som e, é quase certo, infelizmente, do consumo de drogas (da “inocente” maconha ao inferno do crack). Tal realidade tem sido responsável pela dor de muitas famílias que veem os seus rebentos serem assassinados pela mão do tráfico, que gradativamente vem tomando conta de toda a Serra da Ibiapaba.

Converso também com a meninada. Adoram histórias e dizem ter esperança de ter uma biblioteca ativa — a da Associação de Moradores só está existindo no papel — que proporcione amplas leituras de mundo. A igreja católica é bem atuante, pode ser mais. Há o crescimento das igrejas neopentecostais que agregam fiéis, ao mesmo tempo que os segregam em torno de suas crenças. Acredito que a união do estado e segmentos sociais possam colocar no contexto social da região alternativas que unam as gerações e tenhamos, sem olhares lacrimosos da saudade, a emoção de viver, aos modos de hoje, a saudável realidade de galos, noites e quintais com os folguedos ainda bem vivos na memória dos mais velhos… e na esperança da garotada representada pelos adolescentes e pela novíssima geração que ainda engatinha… Evoé!

*Kelsen Bravos — professor, escritor, compositor, editor do Evoé!

Autor