Franceses planejam nova greve no dia 31 contra reforma das aposentadorias

O dia 19 é visto como um sucesso, mas o governo continua intransigente, mesmo com 72% dos franceses se opondo à reforma

Franceses vão às ruas contra reforma previdenciária de Macron

Em meio aos debates potencialmente intermináveis suscitados pelo projeto de reforma da Previdência do governo Macron, pelo menos uma verdade se impôs: a união intersindical das oito principais organizações de trabalhadores (1) e cinco organizações juvenis (2) foram um duro golpe contra o governo. 

A expectativa, agora, é pelas paralisações de 31 de janeiro. Após o primeiro dia de mobilização, a intersindical – que reúne CFDT, CGT, FO, CFE-CGC, CFTC, UNSA, Solidaires e FSU – quer um novo êxito de massas para pressionar o governo a abandonar o seu plano de reforma das pensões, que aumenta de 60 para 64 a idade de aposentadoria.

A mobilização de quinta-feira (19) em toda a França foi, na opinião geral, um sucesso da unidade sindical. Enquanto o texto da Reforma Previdenciária chega, segunda-feira (30), ao Conselho de Ministros do Governo Macron, os opositores afinam as suas estratégias.

Leia também: Franceses fazem greve geral contra reforma previdenciária

Não importa se foram 1,12 milhão de manifestantes (como afirma o Interior) ou 2 milhões (como dizem os sindicatos): não há quem minimize a atuação”, admite um comunicador do governo. Várias manifestações juvenis, coorganizadas pela France Insubmissa (LFI), estão previstas para este sábado em Paris.

Nos dias seguintes ao 19 de janeiro, várias outras paralisações foram realizadas. Até esta quinta (26), houve perdas energéticas com redução em usinas nucleares. As refinarias de petróleo também reduziram entregas. 

Desaprovação e impopularidade

O executivo espera concluir a revisão de sua reforma em cinquenta dias no Parlamento. O objetivo dos sindicatos e da esquerda unida é inviabilizar esse cronograma apertado.

Leia também: Franceses preparam greve contra reforma previdenciária de Macron

Na manhã desta sexta-feira, as principais federações da CGT reuniram-se para fazer um balanço, mas o presidente do CR sublinhou que “numa hipótese voltamos ao equilíbrio em 2045 e na hipótese que serve de referência no quadro da reforma, o déficit persistirá até 2070”.

Os franceses são cada vez mais numerosos na desaprovação ao projeto de reforma previdenciária, com 72% de acordo com uma pesquisa do instituto Elabe publicada na quarta-feira, 25 de janeiro. Apesar de seus esforços educacionais, o executivo parece ter perdido a batalha da opinião pública.

Esta oposição é tanto mais significativa quanto os aposentados constituem o coração do eleitorado do Presidente da República. Os maiores de 60 anos votaram em Emmanuel Macron nas eleições presidenciais.

Perder o apoio desta parcela da população é um verdadeiro motivo de preocupação para o poder. Se os aposentados e os mais jovens se mobilizarem, um movimento de oposição pode abalá-lo.

Leia também: Contra inflação, greve geral para a França e surpreende governo Macron

No transporte

A começar pelo transporte, os sindicatos da SNCF já deram a conhecer que iriam registar-se “nas datas confederadas com todos os trabalhadores”. partir de meados de fevereiro. As greves também podem ocorrer ainda mais cedo no setor.

Num comunicado de imprensa conjunto, a CGT-Cheminots e a SUD Rail confirmaram o seu apelo a uma forte mobilização na próxima terça-feira. Os dois sindicatos também mencionaram dois caminhos para depois de 31 de janeiro, ou seja, dois dias consecutivos de greve em 7 e 8 de fevereiro ou uma greve renovável a

O risco de uma greve renovável é palpável, uma vez que os sindicatos “acordaram reunir-se novamente a partir de 1 de fevereiro para acordar o seguimento a dar”.

Os sindicatos do aeroporto Charles-de-Gaulle de Paris concordaram com uma greve para o dia 31 de janeiro.

Leia também: Macron perde maioria e esquerda se torna principal oposição

“Somos 100.000 funcionários no aeroporto. Se você bloquear o aeroporto, você bloqueia a economia”, garante RMC Loris Foreman, delegado da CGT em uma empresa terceirizada em Roissy.

Mas a mobilização promete ser difícil por admissão dos próprios sindicatos neste contexto de inflação onde cada dia de greve penaliza o poder de compra.

Em estações de esqui

A poucos dias das partidas para as férias de esqui (4 de fevereiro para a zona A), são os resorts que podem sofrer com a mobilização. Os dois principais sindicatos de funcionários de teleféricos, Force Ouvrière (FO) e CGT, de fato apresentaram avisos de greve para 31 de janeiro . Um movimento que não deve continuar além da próxima terça-feira.

Na escola

Na Educação Nacional, os sindicatos também convocam mobilização para o dia 31 de janeiro. O SNALC (Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação) respondeu favoravelmente ao apelo à greve e o SUD Education está até a propor uma renovação da greve após 31 de janeiro. Mas esta é uma união minoritária.

Leia também: “Voto em Macron foi barreira contra Le Pen, não endosso a seu governo”

Na área energética, deve-se notar também que a CGT Mines-Énergies ameaça cortes de energia direcionados de uma ou duas horas até a data de 31 de janeiro.