Parlamentares peruanos exigem saída de Dina Boluarte

Presidenta que golpeou governo de Pedro Castillo reprime com assassínio manifestações populares, sem abrir diálogo

A Presidente Dina Boluarte e Ministros de Estado se pronunciaram sobre a situação do país. Foto Presidencia Peru

Parlamentares do Peru apresentaram nesta quarta-feira (25) uma moção que pede o impeachment da presidente Dina Boluarte. Os parlamentares acusam-na de “incapacidade moral permanente” por se fechar ao diálogo com os opositores. Ela se mantém com apoio das elites conservadoras, mas diz que vai sair quando for aprovado o projeto adiantando a eleição para 2024.

Enquanto isso, o país segue paralisado por bloqueios de aeroportos e estradas e pela violência, que prejudicam o turismo em Machu Picchu e Lima e a economia em geral. Os manifestantes não aceitam a legitimidade do governo e recursam diálogo com Dina, especialmente depois dos assassinatos.

Os violentos protestos tomaram as ruas do país após o impeachment e a prisão de seu antecessor, o ex-presidente Pedro Castillo, que deixaram cerca de 60 mortos e 600 feridos. “Nunca na história do Peru um governo em tão pouco tempo – um mês no governo – matou mais de quarenta pessoas em protestos”, disse a moção.

Dina Boluarte ocupou o poder assim que o Congresso aprovou o impeachment de Castillo. Ele foi destituído após uma tentativa de dissolver o Legislativo e decretar estado de exceção no Peru, que não obteve o apoio do exército, Judiciário ou Legislativo. Castillo vinha de um permanente processo de desestabilização de oposição a seu governo.

A medida do ex-presidente visava impedir a conclusão da votação do seu processo de impeachment no Congresso. Aquele foi o terceiro processo que Castillo enfrentou em um ano e meio de poder, além de ser investigado em vários processos. A unidade das elites conservadoras e fujimoristas contra ele não contavam com o apoio popular que o elegeu.

A moção, que foi assinada por mais de 20 parlamentares deve ser aprovada por 52 votos antes de poder ser debatida no Congresso. Os deputados não, necessariamente, apoiam Castillo, mas estão fartos da inércia e brutalidade do atual governo. A falta de diálogo tem causado a convulsão social que paralisa o país.

As manifestações

Os manifestantes querem a renúncia de Dina Boluarte, novas eleições, uma nova Constituição e o julgamento justo de Castillo.

Grupos de direitos humanos acusam as autoridades de usar armas de fogo contra os manifestantes e de usar helicópteros para jogar bombas de fumaça.

Também houve marchas que pedem o fim da agitação política, embora a indignação com os cerca de 60 assassinatos promovidos pela polícia só fermentem mais a mobilização.

Em 10 de janeiro, a Procuradoria do Peru afirmou que começou a investigar Boluarte e pessoas do governo dela por “genocídio, homicídio qualificado e ferimentos sérios” relacionados à reação aos protestos.

Segundo uma pesquisa do Instituto de Estudos Peruanos, publicada pelo jornal La Republica, 71% da população reprova a forma como a presidente conduz o governo. Apenas 19% dos cidadãos disseram que apoiam a gestão.