PF combate fraudes em registro de armas para CACs 

Polícia Federal deflagrou ação no MT para apurar a utilização de documentos falsos que estariam sendo usados em processos de requerimento de certificado de registro

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Com o objetivo de combater fraudes na obtenção do certificado de registro de Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC) para compra de armas e munições, a Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25), a operação Ilídimo. Dois mandados de busca e apreensão foram cumprindo em Barra do Garças (MT). 

Segundo a investigação, documentos falsos que estariam sendo usados em processos de requerimento de certificado de registro. Os dados foram obtidos após compartilhamento de informações com o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, localizado em Jataí (GO).

Conforme a Polícia Federal, “em regra, os documentos falsos eram utilizados para burlar a fiscalização, visando conceder o registro de CAC a pessoas que não possuíam requisitos para obtenção de armas de fogo, levando o Exército a erro”. 

A corporação apontou ainda que “pessoas com extensas fichas criminais (passagens por roubo, furto, associação criminosa, tentativa de homicídio, porte e posse ilegal de arma de fogo) tentaram adquirir armas de fogo utilizando-se desses documentos falsos”. 

De acordo com a PF, os crimes que estão sendo apurados dizem respeito à falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa.

(PL)

Autor