No Uruguai, Lula discute fortalecimento do Mercosul em relação à China

Objetivo do presidente brasileiro é fortalecer relações multilaterais. Para Lula todos os países sul-americanos devem crescer juntos.

Presidente uruguaio recebe Lula. Foto: Mariana Greif/ Reuters

Com a missão de dialogar com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou na tentativa de fortalecer as relações multilaterais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Montevidéu, nesta quarta-feira (25) em encontro entre chefes de Estado.

Diante das negociações entre Uruguai e China para o estabelecimento de um acordo comercial independente entre os dois países, o presidente brasileiro tenta convencer que as tratativas comerciais destes países sejam dialogadas dentro do Mercosul e sugeriu que o chefe de Estado não afaste o país da organização.

Dessa forma, Lula convocou, em seu discurso, o presidente do Uruguai para lutar “por uma nova governança mundial”. Para o brasileiro, “é possível” discutir a adoção de um acordo de livre comércio entre a China e o Mercosul.

Em seu discurso, Lula alegou que “apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do país ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar, enquanto Mercosul, e discutir esse acordo com nossos amigos chineses”, justificou.

Leia também: Em 1ª viagem, Lula celebra “relação de paz e crescimento” com Argentina

Segundo o presidente brasileiro, deve-se levar em conta o crescimento de todos os países da região. Mas que compreende a opinião de Lacalle Pou. “Primeiro porque o papel de um presidente é defender os interesses do seu país, da sua economia e do seu povo. Segundo porque é justo querer produzir mais e querer vender mais e por isso é importante se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios”, disse Lula.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em contrapartida, o presidente uruguaio disse que o Brasil tem a seu favor um bom relacionamento com a China, grande consumidor de commodities brasileiras, além do peso demográfico e econômico muito importante.

“O Uruguai vai avançar nas suas negociações”, disse Lacalle Pou, “mas não há impedimento em dividir as informações com os demais países do bloco sul-americano”. E para resumir, disse Pou, o Mercosul que nós queremos precisa ser moderno, flexível e aberto ao mundo”, disse Lacalle Pou.

Lula admitiu que os pleitos do presidente uruguaio “são mais que justos”, mas insistiu que todos os países sul-americanos devem crescer juntos, de forma organizada. Dessa forma, Pou sugeriu criar uma “equipe técnica entre Uruguai e Brasil, e outros países que estejam interessados para avaliar o que nós queremos e o que nós precisamos do nosso relacionamento com a China”, completou.

O Mercosul é o bloco econômico sul-americano criado nos anos 1990, composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados.

Acordo entre China e Mercosul

O presidente Lula defende a relação do Mercosul com a União Europeia (EU). Após 20 anos de negociação, em 2019, o acordo entre as organizações foi fechado. Porém, agora, o acordo comercial precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. Lula acredita que seja possível destravar as negociações.

“Vamos intensificar as discussões com a União Europeia e vamos firmar esse acordo para que a gente possa discutir apenas um possível acordo entre China e Mercosul e eu acho que é possível”, afirmou Lula.

“Voltei à Presidência da República porque acredito no multilateralismo e quero fortalecer o Mercosul, quero fortalecer a Unasul, quero fortalecer a Celac e quero brigar, presidente, por uma nova governança mundial.”

Encontro com Pepe Mujica

Após o encontro com o presidente uruguaio, Lula e sua equipe ministerial fizeram uma visita pessoal ao ex-presidente e ex-senador uruguaio, Pepe Mujica. O encontro ocorreu na chácara dele, nos arredores da capital uruguaia.

Lula tira foto dentro do fusca azul de Pepe. Foto: Ricardo Stuckert

No encontro, o presidente Lula não falou com jornalistas, mas conversou por cerca de duas horas com Mujica, numa tenda improvisada ao lado de sua casa. Após o encontro, o uruguaio concordou com a defesa do Mercosul em fechar acordo com a União Europeia.

Os ministros brasileiros, a primeira-dama brasileiro Rosângela Silva, a Janja, assim como a senadora Lucía Topolansky, esposa de Mujica também participaram da conversa. Foto: Ricardo Stuckert

“Há 20 anos, negociamos com a Europa. Está tudo aprovado, teoricamente, mas na prática não caminha. Geopoliticamente, Lula está correto. Temos que ter uma perna em um lado, outra no outro. Porque depender de um só é muito perigoso. É bom diversificar, não colocar todos os ovos na mesma cesta”, disse.

Antes do encontro, Lula participou de cerimônia na Prefeitura de Montevidéu, onde recebeu a medalha “Más Verde”. Um reconhecimento aos seus esforços em defesa do meio ambiente.

Nesta quinta-feira (26), o presidente Lula volta ao Brasil após sua primeira viagem internacional neste novo mandato. Tanto na Argentina como no Uruguai, o presidente brasileiro foi recepcionado por multidões que o acompanharam e saudaram o presidente popular.

Confira no vídeo abaixo:

https://fb.watch/iinAf0cTXy/

Com informações de agências

Autor