Sandra Monteiro toma posse como secretária da Secitece

Sandra Monteiro é filiado ao Partido Comunista do Brasil – PCdoB. Atualmente, o PCdoB assume uma posição estratégica para o desenvolvimento do país. A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. também é do mesmo partido da secretária cearense.


Evento reuniu representantes do ecossistema de CT&I do Ceará, que deram as boas-vindas e reforçaram o apoio à nova secretária

Consolidar as conquistas e seguir avançando no desenvolvimento científico e tecnológico cearense: estes são alguns dos desafios de Sandra Monteiro, que tomou posse, nesta sexta-feira (20/1), como titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece). A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi prestigiada por representantes do ecossistema de CT&I do Ceará, além de autoridades e familiares da nova secretária.

O governador Elmano de Freitas foi representado no evento pelo assessor especial para Assuntos Federativos, Artur Bruno, que em sua fala desejou sucesso a Sandra Monteiro, destacando a importância do trabalho em conjunto para a obtenção de resultados, mencionando o ditado africano “Se quiser chegar logo, ande só; se quiser chegar longe, ande acompanhado”.

Representando o ensino superior, discursaram os reitores Cândido Albuquerque (UFC), Hidelbrando Soares (Uece) e Francisco Lima Junior (Urca), que manifestaram entusiasmo com a posse de Sandra Monteiro, destacando sua notada qualificação acadêmica e preparo para a condução da pasta. Na oportunidade, os três reitores reiteraram a união entre as instituições federais e estaduais para o desenvolvimento da educação no Ceará.

Yara Larissa – Presidenta da UEE-CE

A presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE-CE), Yara Larissa, agradeceu ao trabalho da Secitece para a expansão do ensino superior cearense, sobretudo em tempos de desmonte da educação pelo antigo governo federal. Yara também saudou a nova secretária. “Estou muito feliz, porque esse último período no Brasil não foi fácil. Vemos uma porta de esperança, de reconstrução das nossas universidades (…). Serão oportunidades para que o filho do pedreiro vire doutor; para que o filho do pescador vire engenheiro”.

Secitece: 30 anos

Durante a solenidade de posse, também foi exaltada a chegada, em 2023, do aniversário de 30 anos da Secitece. O ex-secretário, Inácio Arruda, discursou em nome de todos secretários que passaram pela pasta. Em sua fala, Inácio relembrou um pouco da trajetória da instituição, responsável por construir um Estado que hoje é referência no País, a partir do desenvolvimento de programas a exemplo do Cientista-Chefe, e também pela promoção da maior expansão do ensino público superior estadual da história do Ceará.

“Os ex-secretários cumpriram com muito destemor a responsabilidade de erguer a Ciência e a Tecnologia a um patamar elevado, e dar luzes ao nosso Estado. Desde o início da nossa existência, já se vão três décadas. Saúdo a todos eles, em nome de Ariosto Holanda, representado pelo seu filho nesta cerimônia”, destacou.

Inácio aproveitou para celebrar a nomeação da nova secretária para o comando da Secitece. “Uma mulher, negra, cientista e pesquisadora (…) Desejo a você e à sua equipe – gente simples mas comprometida – grande êxito. Vamos em frente com Elmano, Lula e Sandra Monteiro!”, vibrou.

Impossibilitado de participar do evento em função de compromissos profissionais em Brasília, o ex-secretário Carlos Décimo enviou mensagem em saudação à nova titular da Secitece. “A indicação da professora doutora Sandra Monteiro trata-se de um fato de grande relevância e simbolismo. É, também, um reconhecimento aos filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras, que superam as limitações impostas a sua classe social para acessar o conhecimento e postos de comando e decisão. A cientista Sandra tem compromisso político, coerência e ética, e vai lutar cada vez mais para democratizar a Ciência, a Tecnologia, a Inovação, o ensino superior e o tecnológico para que o nosso povo possa ter melhores condições de vida e trabalho, com democracia, paz, justiça social e dignidade”, dizia um trecho da mensagem.

União de saberes

A nova titular da Secitece encerrou os discursos da tarde, fazendo um agradecimento especial ao governador Elmano de Freitas e à vice-governadora Jade Romero por figurar num secretariado “seleto e inclusivo”. Agradeceu, também, ao partido no qual é filiada, PCdoB, pelo apoio depositado.

Alagoana, Sandra enalteceu as suas origens e falou do seu orgulho em pertencer a uma família de trabalhadores e mulheres fortes, que a incentivaram a persistir e a priorizar a educação, a saúde e o respeito ao ser humano.