Presidente em exercício, Alckmin recebeu executivo da União Europeia

Encontro com Frans Timmermans, tratou de relações comerciais, meio ambiente e da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30.

Foto: Cadu Gomes

Na segunda-feira (23), o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, recebeu o vice-presidente Executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, para tratar sobre relações bilaterais no âmbito da parceria estratégica entre Brasil e União Europeia (UE), existente desde 2007. Alckmin está como presidente em exercício devido à viagem que Lula faz à Argentina.

Em nota, o governo indicou que o debate teve como centralidade temas ligados ao comércio, meio ambiente e sustentabilidade. Na ocasião, Alckmin sublinhou a importância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025. Entre as partes ficou o compromisso para que o acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia entre em vigor.

O encontro tem fundamental importância para a volta do Brasil nas discussões ambientais e de mudanças climáticas, uma vez que Timmermans também é comissário de Ação Climática da União Europeia.

Em seu Twitter, Alckmin fez o seguinte destaque: “A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. O bloco é o maior importador agrícola mundial e o Brasil é, hoje, o 12º parceiro comercial da UE e o 2º maior fornecedor de produtos agrícolas para o bloco.”