Xi Jinping avalia mudança no enfrentamento da covid, em discurso de Ano Novo Chinês

O presidente chinês considera “a escolha certa” as medidas restritivas por três anos, para focar no tratamento médico agora.

Xi Jinping conversou com trabalhadores médicos em um hospital, idosos em uma casa de repouso, trabalhadores em um campo petrolífero periférico, viajantes e funcionários em uma estação ferroviária de alta velocidade, vendedores e clientes em um mercado atacadista e pessoas em uma aldeia de minoria étnica por meio de link de vídeo.

O presidente chinês, Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, estendeu saudações festivas a todos os chineses ao realizar conversas virtuais com o público em geral de todo o país antes do Festival da Primavera em Pequim, capital da China, no dia 18 de janeiro de 2023.

Xi conversou com trabalhadores médicos em um hospital, idosos em uma casa de repouso, trabalhadores em um campo petrolífero periférico, viajantes e funcionários em uma estação ferroviária de alta velocidade, vendedores e clientes em um mercado atacadista e pessoas em uma aldeia de minoria étnica por meio de link de vídeo.

O presidente fez uma avaliação do modo como o governo e o país lidaram com a pandemia nesses três anos, expondo a síntese de como entende o processo atual. Segundo ele, as restrições da Covid Zero foram importantes para o país ganhar tempo e se preparar para a atual abertura, quando o foco será oferecer atendimento médico adequado para os casos mais graves.

Diante de bilhões de chineses concentrados num mesmo território, foi importante evitar o contágio generalizado enquanto não havia vacinas nem tratamento adequado. Ainda assim, ele considera que o enfrentamento tem sido duro para os serviços médicos, ainda hoje. Assim como as dificuldades da economia fechada chegaram ao limite e podem partir para um novo patamar, agora.

Confira um resumo do discurso do líder chinês:

Ele desejou aos chineses de todos os grupos étnicos uma vida saudável e feliz no Ano do Coelho e expressou sua esperança de que o país desfrute de prosperidade e as pessoas vivam em uma nação segura e pacífica.

O Festival da Primavera deste ano, ou Ano Novo Chinês, caiu em 22 de janeiro.

Li Qiang, Cai Qi e Ding Xuexiang – que são membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh – também estiveram presentes durante as conversas virtuais.

Falando com trabalhadores médicos e um paciente idoso no Primeiro Hospital Afiliado da Harbin Medical University na Província de Heilongjiang, nordeste da China, Xi disse que, enfrentando esta última onda de infecções por COVID-19, os trabalhadores médicos trabalharam longas horas sob forte pressão e com uma carga de trabalho excessiva para tratar pacientes.

Reconhecendo suas grandes contribuições para proteger a vida e a saúde das pessoas, Xi estendeu saudações festivas aos trabalhadores médicos em todo o país.

“Agora entramos em uma nova fase de resposta ao COVID-19. Desafios difíceis permanecem, mas a luz da esperança está bem diante de nós. Perseverança significa vitória”, disse ele.

O país fez “a escolha certa” para lidar com a epidemia de COVID-19 com medidas estritas nos últimos quase três anos, disse Xi, acrescentando que a China resistiu a várias rodadas de surtos de mutações do vírus.

A China reduziu ao máximo a proporção de casos graves e a taxa de letalidade, protegeu a vida e a saúde das pessoas e ganhou um tempo precioso para as ações posteriores para otimizar a resposta e rebaixar o gerenciamento da COVID-19, disse Xi.

O foco da atual resposta ao COVID-19 mudou da prevenção de infecções para o tratamento médico, com a proteção da saúde das pessoas e a prevenção de casos graves sendo a prioridade, disse Xi, observando que os hospitais agora estão realizando tarefas mais árduas.

Xi exigiu esforços para aumentar os recursos médicos e o fornecimento de serviços médicos e medicamentos, e para preparar o tratamento médico de casos graves em particular.

Ao conversar por videoconferência com idosos e funcionários em uma casa de repouso em Fuzhou, capital da província de Fujian, no leste da China, no mesmo dia, Xi disse que medidas mais rígidas de prevenção epidêmica e gestão da saúde devem ser tomadas em casas de repouso e instalações de bem-estar para evitar aglomerações de infecção, pois os idosos são a principal prioridade no atual estágio de resposta ao COVID-19.

Como o envelhecimento da população da China está se tornando mais proeminente, Xi pediu o desenvolvimento proativo de programas e indústrias de atendimento a idosos, instituições estatais de atendimento a idosos e serviços de atendimento a idosos mais acessíveis.

Esforços especiais devem ser feitos para garantir a prestação de serviços de cuidados aos idosos aos mais necessitados, incluindo pessoas com dificuldades financeiras, de idade avançada ou incapazes de cuidar de si próprias, disse.

Durante outra palestra virtual, Xi enfatizou a importância do fornecimento e preço de energia estáveis.

“A segurança energética diz respeito ao desenvolvimento econômico e social geral de nosso país. É uma das questões de segurança mais importantes”, disse Xi a funcionários do campo petrolífero de Tarim, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.

Observando que o inverno é a alta temporada para o uso de energia na China, Xi disse que nenhum esforço deve ser poupado para garantir o fornecimento de carvão, eletricidade, petróleo e gás natural, e para manter seus preços estáveis.

Ele ressaltou a importância de estar totalmente preparado para lidar com possíveis ondas de frio extremo, garantindo o abastecimento de energia e mantendo as pessoas aquecidas neste inverno.

Observando o importante papel das empresas estatais diretamente sob o governo central, Xi pediu a elas que fizessem todos os esforços para aumentar a produção e garantir o fornecimento para atender às necessidades de consumo de energia do desenvolvimento econômico e social.

Localizado no deserto de Taklimakan, Xinjiang, o campo petrolífero de Tarim da China National Petroleum Corporation é uma importante fonte de gás natural para os gasodutos de oeste a leste do país. Fornece gás natural para residentes no sul de Xinjiang e províncias, regiões e municípios ao longo dos gasodutos.

Por meio de um link de vídeo, Xi estendeu suas saudações ao pessoal do trem de passageiros na Estação Leste de Zhengzhou – uma das maiores estações ferroviárias de alta velocidade da China – na cidade de Zhengzhou, no centro da China, e conversou com os passageiros na plataforma da estação.

Ele perguntou aos passageiros se eles estavam voltando para casa para reuniões de família ou viajando e os lembrou da conscientização sobre segurança durante as viagens.

Xi destacou a importância das viagens do Festival da Primavera para os interesses imediatos das pessoas, desenvolvimento econômico e estabilidade social.

Ele disse que o pico de viagens do Festival da Primavera deste ano é o primeiro depois que o país entrou em uma nova fase de resposta ao COVID, com uma grande recuperação do fluxo de passageiros. Ele pediu esforços para garantir viagens seguras para as pessoas e fluxos suaves e ordenados de suprimentos essenciais.

Xi pediu esforços para fortalecer o monitoramento e alerta precoce de condições climáticas extremas e realizar revisões de segurança para evitar acidentes graves de segurança.

Xi exigiu a implementação estrita de medidas anti-COVID para reduzir ao mínimo os riscos de infecção.

Xi também estendeu seus cumprimentos de feriado a fornecedores e clientes no mercado atacadista de Xinfadi, um importante mercado de produtos frescos em Pequim.

Para sua alegria, Xi ouviu que o preço dos alimentos estava estável e o fornecimento de vários produtos era suficiente.

Xi instou o mercado atacadista a expandir seus fornecedores e a diversidade de produtos, manter a boa qualidade e intensificar o exame de segurança alimentar e a gestão do mercado.

Xi enfatizou esforços redobrados para garantir produção, venda e fornecimento sólidos de mercadorias essenciais, como grãos, óleo comestível, carne, ovos, leite, frutas e vegetais.

Uma entrega tranquila, provisões suficientes e diversificadas e o preço de mercado estável dessas commodities devem ser garantidos durante o feriado para que as pessoas possam ter um feliz e saudável Ano Novo Chinês, disse Xi.

Falando com aldeões e turistas na vila de Shiyi, na província de Sichuan, no sudoeste da China, Xi os convocou a lutar pela prosperidade comum para tornar suas vidas melhores.

Shiyi Village é uma das aldeias reconstruídas depois de ter sido fortemente atingida pelo terremoto de Wenchuan em 2008.

Xi estendeu saudações festivas aos aldeões e turistas e também enviou votos do Festival da Primavera a todos os residentes rurais em toda a China e àqueles que trabalham arduamente na linha de frente da causa de revitalização rural do país.

Ele perguntou às autoridades locais e aos turistas sobre o turismo da vila. Ouvindo feedback positivo, Xi enfatizou o papel das especialidades agrícolas e do turismo rural na revitalização rural da nova era.

Xi disse que estava preocupado principalmente com as áreas rurais e residentes rurais depois que o país ajustou suas medidas de resposta ao COVID-19.

Xi enfatizou os esforços para melhorar os cuidados médicos para os mais vulneráveis ​​ao vírus nas áreas rurais e garantir a saúde dos residentes rurais e seu funcionamento normal no trabalho e na vida ao máximo.

Ao final das conversações virtuais, Xi fez um importante discurso.

“Ao saudarmos o Festival da Primavera, preocupo-me mais com meus semelhantes e funcionários que trabalham no nível primário”, disse Xi.

Xi disse que as conversas virtuais deste ano permitiram que ele falasse com pessoas de todo o país. Ele disse que podia sentir a felicidade e a alegria das pessoas, mesmo por trás do biombo.

“Meu coração está sempre com todos vocês e pessoas de todos os grupos étnicos em todo o país”, disse Xi. “Meu maior desejo é que todos tenhamos um feliz Festival da Primavera.”

Ele ordenou a implementação sólida das medidas de resposta ao COVID na nova fase e a prevenção eficaz de emergências e acidentes para que as pessoas em todo o país tenham um Festival da Primavera alegre e seguro.

O ano passado foi extraordinário, mas não fácil, disse Xi. “Vencemos todos os tipos de dificuldades e desafios, alcançando novas conquistas em todas as frentes.”

Para o próximo ano, Xi pediu esforços concentrados para fazer mais progresso e maiores contribuições para o país.