Mostra de Cinema de Tiradentes teve início nesta sexta-feira

Este ano, a Mostra de Cinema será presencial e vai até o dia 28/1. Serão apresentados 134 filmes, em três cinemas.

A cidade de Tiradentes é um dos mais relevantes centros produtores do estado de Minas Gerais. Fundada em 19 de janeiro de 1718. Foto: Divulgação.

A 26º edição da Mostra de Cinema de Tiradentes que inicia hoje marca o calendário audiovisual brasileiro. Após dois anos de apresentações virtuais em decorrência da pandemia da Covid-19, esta edição será presencial, mas também contará com divulgações em plataforma virtual.

O evento acontece até o próximo sábado, 28 de janeiro, em uma das mais importantes cidades históricas do país, o município de Tiradentes (localizada a 190 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte) .

Os curadores da mostra, Francis Vogner, Camila Vieira e Lila Foster destacaram o contexto que marcou as últimas edições. “Por um lado, uma crise econômica; por outro, um projeto político federal de tentativa de desmobilização, neutralização e corte de políticas públicas. Entre uma coisa e outra, a pandemia. Esse cenário que se efetivou catastrófico não impediu a permanência de uma resiliência que buscou alternativas à sua sobrevivência, que procurou não abrir mão das suas conquistas anteriores, ainda que insuficientes ou ameaçadas”, afirmaram.

Montagem da Mostra

Cinema Mutirão

A ausência de política pública para o setor afetou também drasticamente a economia criativa no país. O drama só não foi pior por causa do suporte emergencial à área que ocorreu através da Lei Aldir Blanc.

“Muitos grupos de lugares diferentes e de campos artísticos distintos (dança, música, teatro) se uniram para fazer audiovisual com os recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc, que, no seu caráter abrangente e flexível, trouxe algumas inovações nas obras, na forma de mobilização do setor e na elaboração de uma política pública em contexto adverso”, diz o comunicado dos curadores.

Leia também: MinC vai liberar R$ 1 bilhão para projetos aprovados via Lei Rouanet

Ainda segundo os organizadores, essa edição não deixará de lado as discussões sobre os filmes e as práticas profissionais, mas pretendem fazer desta edição um espaço de convocação coletiva com vistas à construção e reconstrução das estruturas institucionais e das políticas de fomento e incentivo.

Para eles, o setor precisa lidar com desafios diversos como a redução de público nas salas de cinema, a consolidação da hegemonia dos oligopólios dos streamings e com cortes de financiamento para pesquisas.

Organizado pela Universo Produção desde 1998, a mostra foi criada com o objetivo de colaborar com o chamado “cinema de retomada”, expressão usada na historiografia para se referir ao reaquecimento da produção nacional, ocorrido na segunda metade da década de 1990.

Leia também: Fórum Social Mundial 2023 começa nesta segunda (23), em Porto Alegre

A mostra hoje é reconhecida por apresentar ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira. É uma plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, apresentando novas abordagens, estéticas, formatos e personagens.

26ª Mostra de Cinema de Tiradentes | De 20 a 28 de janeiro de 2023

Filme de Encerramento. Direção: Daniel Bandeira | Foto: Divulgação do evento

Para a mostra foram selecionados 134 filmes, (entre longa-metragem, médias e curtas) de 19 estados brasileiros. Os filmes serão distribuídos em 57 sessões de pré-estreia e mostras temáticas em três cinemas instalados na cidade – Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro.

O circuito cinematográfico inclui ainda atividades de formação, debates, encontros e diálogos audiovisuais, rodas de conversa, oficinas, laboratório, masterclasses, lançamento de livros, performances, exposições e atrações artísticas.

A programação, disponível no portal do evento, inclui ainda oficinas, apresentações artísticas, shows e lançamento de livros.