Luciana Santos anuncia Luis Fernandes como secretário-executivo do MCTI

Ele também vai exercer a função de presidente do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)

O cientista político Luis Fernandes. Foto: Cezar Xavier

A ministra Luciana Santos anunciou nesta quarta-feira (18) a nomeação do professor Luis Fernandes para o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A nomeação será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Luis Fernandes também vai exercer, por delegação da ministra, a função de presidente do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Luis Manuel Rebelo Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ.

Leia mais: Luis Fernandes: PCdoB tem muito a contribuir no Ministério da Ciência

O novo secretário-executivo tem larga trajetória acadêmica e experiência de gestão no setor público, tendo sido secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (de 2004 a 2007); presidente da Finep (de 2007 a 2011, e em 2015); diretor-científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ (de 1999 a 2002); membro do Conselho Técnico-Cientifico – CTC da Capes (de 2018 a 2022); secretário-executivo do Ministério do Esporte (de 2012 a 2015); e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 (GECOPA) e do Grupo Executivo dos Jogos Olímpicos de 2016 (GEOLIMPÍADAS).

Atualmente, é diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Do ponto de vista acadêmico, dedica-se à pesquisa de temas de Economia Política das Relações Internacionais, com destaque para os desafios da inovação e do desenvolvimento na Era do Conhecimento.

Com informações do MCTI