Lula viajará o Brasil para anunciar programas sociais

Rio de Janeiro e Pará serão os primeiros estados visitados pelo presidente Lula em fevereiro, após agenda do presidente ainda este mês à Argentina.

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará viagens pelo Brasil para lançar programas de governo nas primeiras semanas de fevereiro, anunciou o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa em entrevista a jornalistas nesta terça-feira (17).

“Teremos uma agenda casada de inaugurações com lançamento de programas nas áreas prioritárias”, afirmou Rui Costa.

A primeira agenda será no Rio de Janeiro onde o presidente irá anunciar um programa nacional de redução de filas de cirurgia, além de participar da inauguração de uma unidade de saúde. Depois, Lula deverá ir ao Pará, onde está prevista uma agenda de inauguração de uma política pública para ampliar o saneamento básico. As datas, entretanto, não foram anunciadas.

Antes, a Casa Civil havia anunciado visita de Lula à Bahia, mas a visita foi cancelada pela pasta.

Viagem internacional

A primeira viagem internacional do presidente após assumir o mandato deve ocorrer ainda este mês, nos dias 23 e 24 de janeiro, onde Lula fará uma visita oficial à Argentina para participar da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorrerá em Buenos Aires. A visita servirá também para encontros com chefes de Estado.

Dois anos após deixar a cúpula, o Brasil volta a integrar o bloco, composto por outros 32 países.

Leia também: Brasil sai do Consenso de Genebra e enfraquece aliança ultraconservadora

No dia 25, o presidente deverá visitar o Uruguai.

Em janeiro, o Itamaraty havia informado que o presidente Lula pretende implantar uma política de reconstrução de pontes, em primeiro lugar com os vizinhos sul-americanos, restabelecendo todos os mecanismos de contato e negociação, e também com América Latina, em geral.

Ainda sem data definida, Lula deverá visitar o presidente dos EUA, Joe Biden em fevereiro. Ainda para os primeiros meses do ano, o Itamaraty prepara viagens oficiais de Lula para a China – maior parceiro comercial do Brasil e também a Portugal.

O presidente português havia anunciado que Lula deve ir ao país em abril. Na ocasião, o presidente brasileiro deverá acompanhar a entrega do prêmio Camões para Chico Buarque.

Com agências

Autor