Tarciana Medeiros é a primeira mulher presidente do BB

Na presença do presidente Lula, Tarciana Medeiros assumiu compromissos com o povo e o desenvolvimento do Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta a nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Com apenas 44 anos, Tarciana Paula Gomes Medeiros, que nasceu em Campina Grande, na Paraíba, é graduada em Administração de Empresas (AIEC), pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing (ESAB) e Administração e Negócios (PUC-RS). Ela é funcionária de carreira do Banco do Brasil há 22 anos.

Negra, nordestina, ex-feirante e professora, a nova presidente do Banco do Brasil assumiu na noite desta segunda-feira (16), a chefia da instituição financeira mais respeitada do país. Ela é a primeira mulher que presidirá o Banco em 214 anos, desde a sua fundação.

Antes, Taciana passou por diversos cargos na instituição, chegando a gerente-executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas do Banco do Brasil, em 2019. Antes, passou pela gerencia de Pessoas Físicas, Superintendente Executiva Comercial da BB Seguridade, diretoria de Empréstimos e Financiamentos, diretoria de Clientes PF e MPE.

Leia também: Fórum de Davos: Haddad leva mensagem do Brasil à elite econômica mundial

Em seu pronunciamento, emocionada, a nova presidente agradeceu o apoio da família, chefiada por mulheres, falou dos valores e princípios que aprendeu em seu seio familiar. Contou com orgulho do seu crescimento profissional, da sua competência técnica, dos seus 22 anos de dedicação à empresa. Disse que acumulou experiências como pessoa e profissional. E agradeceu o reconhecimento do presidente Lula em convidá-la para a pasta.

“Me sinto extremamente honrada. A missão que assumo hoje é extremamente relevante e desafiadora. Quero continuar a entregar os resultados, ser relevante na vida das pessoas, contribuindo com a reconstrução do país”, disse.

Na ocasião, Tarciana assumiu alguns compromissos do seu comando à frente do Banco do Brasil, como ter um banco sob medida para cada cliente, “dar crédito para pessoas”; avançar na educação financeira, de investimentos e criar meios de pagamentos; compromisso com a sustentabilidade socioambiental; gestão adequada de capital; crescimento de propostas de créditos; carteira de crédito resiliente, “com menores índices de inadimplência”. Fomento ao empreendedorismo, orientando e apoiando o desenvolvimento econômico.

A nova presidente ressaltou ainda que o banco terá que ser rentável e ao mesmo tempo sólido, terá atuação comercial com atuação pública e visão de longo prazo; retorno financeiro com a preservação e a capacidade de investir em pessoas.

A nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, durante solenidade de posse

Refletiu que a sociedade está em constante transformação e que a instituição precisa se renovar. Disse que sua gestão dará prioridade às pequenas e médias empresas, aos agricultores familiares, não esquecendo também dos grandes conglomerados que a instituição apoia.

Leia também: Nova presidente da Caixa diz que “a gestão pelo medo” acabou

Funcionários valorizados

“Nossos times serão flexíveis. Por isso, vamos incentivar uma cultura organizacional, contando com a pluralidade de ideias, somos diversos e trabalhamos com pessoas de todo jeito e de todas as regiões do país”, disse.

Tarciana afirmou que espera dos mais de 85 mil funcionários do banco, um relacionamento de confiança, respeito e dedicação. A presidente do BB citou a importância da transparência, diálogo aberto e franco entre todos. “Valorizo o que cada um tem de melhor, acredito que a valorização deixa as pessoas plenas e motivadas para expressar todo o seu potencial”. E finalizou destacando a importância de os cidadãos serem respeitados e do seu orgulho “em saber que posso fazer a diferença na vida das pessoas”.

“Nos sentiremos realizados na transformação do país que valoriza o seu povo e sua cultura. Tudo isso feito, gerando menos desigualdades e muito mais oportunidades”, finalizou.

“Pobre não é problema, é solução”, reafirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros

O presidente Lula fez um breve discurso na ocasião. Imputou como consequência do machismo estrutural e da discriminação às mulheres o fato de o Banco do Brasil nunca ter tido uma mulher presidente nos mais de 200 anos de sua fundação.

Disse também que o povo mais humilde muitas vezes não tem sequer o poder de entrar num banco, ou nem acredita que possa abrir uma conta bancária. “Quero mostrar para vocês que o pobre neste país não é problema, ele é a solução na medida que é incluído na economia e nós vamos, outra vez, incluir o povo pobre na economia e queremos que o Banco do Brasil cumpra com sua parte”, afirmou Lula.

Ele destacou ainda ser importante que a nova gestão tenha o compromisso de cuidar do povo que mais necessita; que aumente a cartela de clientes e a oferta de crédito aos pequenos e médios empresários e incentive a agricultura familiar para ajudar no desenvolvimento do país e na diminuição da desigualdade social. “São eles que colocam alimentos na mesa de todos nós”, afirmou Lula.

Valorização da mulher no mercado de trabalho

O presidente também defendeu celeridade na aprovação do projeto que garanta que mulheres e homens recebam salário igual quando realizam a mesma função. Lembrou que esse projeto está tramitando no Congresso Nacional.  

O presidente fala do Projeto de Lei da Câmara n° 130, de 2011, que prevê essa garantia na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a fim de estabelecer multa para combater a diferença de remuneração entre homens e mulheres no Brasil.

Lançamento de edital de Projetos Culturais

Presente na posse, a ministra da Cultura (MinC), Margareth Menezes anunciou que lançará o edital de seleção pública dos projetos culturais 2023 a 2025, uma parceria entre o Banco do Brasil, através do Centro Cultural Banco do Brasil, e o MinC.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros

Segundo a ministra, o edital vai assegurar o acesso aos recursos a pessoas de todas as regiões do Brasil. “Nosso país é reconhecido por sua riqueza cultural, um setor pujante responsável por mais de 3% do PIB brasileiro. O renascido Ministério da Cultura tem o maior orçamento da sua história em 2023. A cultura é feita por seres vivos e precisamos reavivar esse setor”, disse Margareth Menezes.

De acordo com a ministra, um incentivo à diversidade, identidade, contemporaneidade, garantindo incentivos fiscais destinados à cultura. “Nova parceira que trará benefícios para todos”.

Leia também: Santini será novo presidente da Fundação Casa Rui Barbosa

Fotos:  Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Autor