Suspeito de terrorismo em aeroporto de Brasília é preso em MT

Alan Diego dos Santos foi delatado por ter ajudado na preparação do artefato explosivo.

O terrorista Alan Diego dos Santos Imagem: Reprodução/Twitter

O interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, confirmou a prisão de Alan Diego dos Santos, pela Polícia Civil de Mato Grosso. Ele é um dos suspeitos de participar no atentado a bomba, no aeroporto de Brasília, em dezembro, foi preso hoje. 

Além de Diego, outros dois réus são acusados de planejar e tentar executar a explosão de um artefato em um caminhão com querosene, na véspera de Natal do ano passado.

George Washington de Oliveira Souza foi preso logo após a descoberta do artefato. Ele confessou o plano, disse que gastou R$ 170 mil com armas para um possível atentado e acusou Alan Diego dos Santos de ser parceiro na preparação do artefato explosivo.

Wellington Macedo de Souza teria posto o artefato no caminhão com querosene nas proximidades do aeroporto. Ele também já foi preso.

Segundo o Código Penal, a pena por crime de explosão pode variar de três a seis anos de prisão, além de multa. Os réus também respondem a processos relacionados ao crime de terrorismo, mas este caso tramita na Justiça Federal.

Segundo a confissão de Souza, o plano envolvia explodir os artefatos para radicalizar apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), e entregar armas a integrantes de um grupo de bolsonaristas acampados em frente ao QG do Exército. O plano falhou, pois o artefato não explodiu.

Autor