Petrobras irá reduzir em 11,1% o preço do gás natural

Diminuição do preço para as distribuidoras passa a valer em 1º de fevereiro; mudança será para gás encanado e gás natural veicular.

Refinaria Duque de Caxias (Reduc) / Foto: Divulgação Petrobras

A Petrobras anunciou na terça-feira (10) que irá reduzir o valor do preço do gás natural para as distribuidoras a partir do dia 1 de fevereiro. A redução média será de média de 11,1% em R$/m³.

O gás natural atende aos consumidores de gás encanado, do gás natural veicular (GNV) e diversos setores da indústria: siderúrgico, petroquímico, combustível industrial e para a agropecuária.

No entanto a redução não se refere ao tradicional botijão de gás, o gás liquefeito de petróleo (GLP).

Em nota, a empresa informa que os contratos com as distribuidoras terão os valores atualizados devido à queda de 11,9% no petróleo e a depreciação do câmbio (reais para dólar) de 0,2% referente aos meses de novembro, dezembro e janeiro. Os contratos são renovados trimestralmente.

Apesar da redução a Petrobras destaca que o preço final que chega ao consumidor depende das distribuidoras, postos de revenda e outros tributos, sendo a taxa média de redução o referencial de venda da companhia.

 “A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, traz a nota.