Acampamentos bolsonaristas são desfeitos em todo o país

Após ordem do Supremo Tribunal Federal os acampamentos em frente aos quarteis estão sendo desmobilizados.

Acampamento desfeito em Belém (PA). Foto: Governo do Pará

Desde a manhã de segunda-feira (9), as desocupações dos acampamentos bolsonaristas acontecem após a determinação Supremo Tribunal Federal (STF) assinada pelo ministro Alexandre de Morais. O ministro determinou que as equipes de segurança usem a força, se necessário, para desobstruir todas as vias e prédios federais.

Em diversas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, entre outras, além de Brasília, os acampamentos foram desfeitos. Na capital federal, mais de mil bolsonaristas foram presos.

Outros pontos latentes de manifestação como a pretensa invasão de refinarias e os bloqueios em rodovias foram debelados.

Leia também: Prisões de golpistas podem envolver vândalos, financiadores, políticos e policiais

Como informa a Agência Brasil, após ação da Polícia Militar de São Paulo, mais de 34 acampamentos foram desfeitos em todo o estado. O mais contundente deles, em frente ao Comando Militar do Sul, na região do Ibirapuera, próximo à Assembleia Legislativa estadual, ficou 72 dias no local, segundo a Folha de São Paulo. Os bolsonaristas acampados se retiraram depois de ordem da PM, sem confronto.

Na cidade do Rio de Janeiro também foi feita a retirada dos golpistas que estavam em frente ao Comando Militar do Leste.

Em Belo Horizonte, antes mesmo dos atos terroristas de Brasília, foi feita a remoção dos acampados próximo ao Comando da 4ª Região Militar do Exército. Os que insistiram em ficar no local que permaneceu monitorado pela PM foram identificados.

Em Belém, capital paraense, os golpistas que estavam em frente ao 2º Batalhão de Infantaria e Selva foram removidos. Segundo o portal g1, cinco bolsonaristas apresentaram resistência e foram detidos pela Polícia Militar.

Nas outras capitais e também em outros acampamentos espalhados pelo interior do país a PM tem atuado para desfazer os “centros de golpismo”.

O governo federal, respaldado pelos governadores de todos os estados da federação, já demonstrou que não haverá tolerância contra novas tentativas de golpe. O encontro de Lula com os 27 governadores em Brasília reafirmou a força da democracia nacional.

Autor