Invasão a palácios em Brasília foi principal notícia em todo o mundo

Imprensa internacional comparou o episódio à invasão do Capitólio de Washington, assim como Bolsonaro teria imitado Donald Trump.

A invasão em Brasília foi a principal manchete na imprensa internacional durante toda a tarde de domingo (8). Veículos estrangeiros compararam o ocorrido na capital do Brasil ao ataque ao Capitólio, nos Estados Unidos, em 2021, quando apoiadores de Donald Trump invadiram o local para se manifestar contra a eleição presidencial que elegeu Joe Biden como presidente do país.

O mundo ficou surpreso com a dimensão da recusa de bolsonaristas com a vitória do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O jornal americano New York Times transmitiu ao vivo, em vídeio, fotos e textos, a invasão e classificou o ataque como “protesto alimentado por falsas alegações de fraude eleitoral”.

Washington Post e o Liberation, compararam o ocorrido com o Capitólio. “O incidente capturou os estranho paralelos entre Bolsonaro e sua estrela política, Trump, e ocorreu depois de meses em que os especialistas temeram uma ação imitadora no estilo de 6 de janeiro aqui nos EUA”. 

Leia abaixo as principais manchetes da imprensa mundial sobre o assunto:

New York Times, EUA:

Autoridades brasileiras limpam escritórios do governo de manifestantes, diz oficial
Apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram o Congresso, a presidência e o Supremo Tribunal Federal na capital, construindo barricadas e quebrando janelas. Mais de 200 pessoas foram presas.

Agência Reuters, Reino Unido

Apoiadores de Bolsonaro saqueiam palácio presidencial, Congresso e Supremo Tribunal Federal

Le Monde, França

No Brasil, bolsonaristas invadem as principais praças do poder por várias horas

Apoiadores do ex-presidente de extrema direita, contrários ao retorno de Lula ao poder, saquearam o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o palácio presidencial em Brasília no domingo. Jair Bolsonaro simplesmente falou em invasões que “quebram” a democracia.

The Guardian, Reino Unido

Tribunal determina afastamento de governador de Brasília após apoiadores de Bolsonaro invadirem o Congresso – como aconteceu

Liberation, França

Tumultos – Em Brasília, os bolsonaristas imitam os trumpistas
Demorou mais de quatro horas para a polícia conseguir retomar o controle de todos os prédios do governo, invadidos por apoiadores do ex-presidente, domingo, 8 de janeiro. A polícia fez mais de 300 prisões.

The Washington Post, EUA

Assalto a palácio presidencial e ao Congresso desafia democracia brasileira

El País, Espanha

Milhares de partidários de Bolsonaro invadem o Congresso, a Presidência e o Supremo Tribunal do Brasil

O presidente Lula acusa seu predecessor de estimular a invasão pela qual ao menos 150 pessoas foram presas.

Clarín, Argentina

Máxima tensão no Brasil – Seguidos de bolsonaro entraram no Congresso, no palácio presidencial do Planalto e no edifício da Corte

Deutsche Welle, Alemanha

Apoiadores de Bolsonaro invadem o Congresso no Brasil

Apoiadores do ex-chefe de Estado brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram vários prédios do governo. O presidente Lula da Silva fala em “vândalos fascistas”. Os países estrangeiros também estão chocados.

Asahi, Japão

Policiais atacam invasores do palácio presidencial… Caso de ataque ao parlamento brasileiro

Autor