Conselho deve acelerar aprovação de Jean Paul para presidir Petrobras

Antes da aprovação pelo conselho ou assembleia para confirmar o nome do presidente, o senador passará pela aprovação do Comitê de Elegibilidade

Senador Jean Paul (Foto: Alessandro Dantas/Agência Senado)

Após a renúncia de Caio Paes de Andrade da presidência da Petrobras, o Conselho de Administração da estatal poderá acelerar a aprovação do nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para o cargo. O presidente interino é João Henrique Rittershaussen, diretor de Desenvolvimento da Produção.

Antes da aprovação pelo conselho ou assembleia para confirmar o nome do presidente, o senador passará pela aprovação do Comitê de Elegibilidade da Petrobras, que emite parecer sobre o atendimento aos requisitos internos para assumir o cargo e possíveis vedações.

De acordo com especialistas, o processo de indicação e aprovação do presidente da Petrobras pode levar semanas, mas poderá ser acelerado por causa da renúncia.

Leia mais: Lula anuncia senador Jean Paul Prates para comando da Petrobras

De acordo com eles, é interesse da própria companhia agilizar o processo de aprovação do novo presidente para garantir estabilidade na transição do posto. Nenhuma etapa deixa de ser observada, mas é provável que tudo aconteça dentro de prazos mínimos.

“Após a posse do novo governo, teremos pela frente um processo burocrático, estabelecido pela legislação e pelos sistemas de governança da Petrobras, até que ocorra a formalização do meu nome como presidente da companhia”, disse o senador Jean Paul.

Depois de assumir o cargo, o futuro presidente da estatal diz que uma demanda sua e do presidente Lula é que a empresa seja uma referência de mercado, tecnologia, governança e responsabilidade social.

Como acionista majoritário da Petrobras, o governo Lula pode indicar 8 dos 11 conselheiros, entre eles o presidente da empresa e o presidente do conselho. Os demais membros — 2 indicados pelos acionistas minoritários e 1 pelos trabalhadores — têm mandato até abril de 2024.

Com informações do PT no Senado

Autor