Brasil tem menor aumento histórico de população

O IBGE divulgou resultado prévio do Censo 2022, que indica que o Brasil tem quase 208 milhões de habitantes; número representa o menor crescimento populacional desde 1872.

Foto; Marcello Casal/Agência Brasil

Com 83,9% da população recenseada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a prévia do Censo Demográfico 2022 que aponta que o Brasil tem 207.750.291 habitantes (data-base 25 de dezembro). A prévia segue modelo estatístico e visa cumprir a legislação que determina que todo ano seja emitido o cálculo de cada um dos 5.570 municípios do país.

Com o número o TCU (Tribunal de Contas da União) calcula a distribuição de recursos para as cidades.

Este número de habitantes indica que a população brasileira cresceu apenas 0,7% desde o último Censo, realizado em 2010. Isto significa o menor aumento percentual na série histórica iniciada em 1872.

Em 2010, o Censo calculou que o Brasil tinha 191 milhões de habitantes. Considerado os dados históricos, as quedas no ritmo de crescimento acontecem desde 1960, mas este é o primeiro período em que o crescimento fica abaixo de 1%.

Entre os apontamentos para o baixo crescimento está a queda da natalidade. Outro fator que contribuiu para esta baixa no período recente foi a pandemia de Covid-19 que fez aumentar as taxas de mortalidade ao mesmo tempo que muitas pessoas adiaram a gravidez.

Na prévia pode se concluir que a região Nordeste do país é a que teve o menor crescimento populacional, pelos motivos listados acima somado a uma maior migração populacional.

Os dados finais devem ser divulgados no mês de março.

*Com informações UOL.