Lula articula realização da Cúpula da Amazônia para este semestre

O encontro tem o propósito de resgatar a pauta ambiental, incentivar cooperação entre países na área ambiental e cacifar o Brasil para sediar a Cop-30

Lula se encontra com movimentos sociais e indígenas da Amazônia Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula pretende reunir presidentes e representantes de nove países numa Cúpula da Amazônia. O encontro seria realizado ainda este semestre pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OCTA).

São eles: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

A ideia foi bem aceita pelos presidentes Gustavo Petro (Colômbia), Luis Arce (Bolívia), e Guillermo Lasso (Equador), que participaram de reuniões bilaterais com o governo brasileiro após a posse de Lula.

Leia mais: Revogaço no meio ambiente vai viabilizar e fortalecer o Fundo Amazônia

Além deles, debateram o assunto o presidente do Conselho de Ministros do Peru, Luis Alberto Otárola Penaranda e o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodrigues.

Integrantes de equipe do presidente dizem que encontro tem o propósito de resgatar a pauta ambiental, incentivar cooperação entre países na área e cacifar o Brasil para sediar a Cop-30, em 2025.

“A proposta do presidente Lula de uma Cúpula Amazônica será elaborada com grande atenção”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, logo após as reuniões bilaterais.

Autor