Velório do Pelé reúne personalidades do esporte e da política

Cerimônia de homenagem ao Rei do Futebol reúne multidão na Vila Belmiro; o presidente Lula comparece ao local acompanhado da primeira-dama, Janja

Velório do Rei do Futebol, Pelé | Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

O velório de Edson Arantes do Nascimento, o grande Rei Pelé, começou nesta segunda-feira (2), no estádio do Santos, no litoral paulista, recheado de emoção e homenagens. O início da despedida, que está em seus últimos momentos, reuniu autoridades do futebol, do Judiciário, além de artistas e personalidades durante a cerimônia fúnebre aberta ao público.

A cerimônia de despedida, com duração de 24 horas, já recebeu cerca de 27 mil pessoas e será encerrado às 10h desta terça (3) com um cortejo pelas ruas da cidade antes do sepultamento. As informações são do portal Metrópoles.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao velório do Pelé na manhã desta terça acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, para prestar as últimas homenagens ao Rei do Futebol, e solidariedade para sua família. Presidente chegou a Santos de helicóptero e desembarcou no estádio da Portuguesa Santista, a 500 metros da Vila Belmiro.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chega para o segundo dia de velório do Rei do futebol na Vila Belmiro, em Santos | Foto: Carla Carniel/Reuters

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes foi um dos primeiros a chegar. “Não sou santista, sou pelezista. Maior símbolo do Brasil, maior embaixador do Brasil, importante que isso seja reconhecido. Fernando Henrique Cardoso já disse ‘Pelé marca o Brasil na modernidade’. Acho que isso também precisa ser percebido”, afirma o ministro.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também compareceu. “Vou pedir a cada país que nomeie um estádio com o nome de Pelé. Uma lenda como Pelé, uma pessoa única não só como jogador, mas também como pessoa. Temos que pensar em algo muito especial”, disse.

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, também prestou suas homenagens. “O Pelé, realmente, ele não tem nenhuma comparação para o que ele realizou aqui na Terra como atleta, como exemplo e como uma pessoa humilde que sempre procurou olhar o próximo”, apontou.

O presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Dominguez, e da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, também foram ao velório.

Dentre as notáveis figuras, esteve Muhamad Ahmad Makafi, embaixador da Nigéria no Brasil. Em contato com a imprensa no local, o nigeriano exaltou a visita do Santos de Pelé ao país na década de 60. Naquele período, o país africano vivia um grave momento por conta de uma guerra civil. “É uma perda muito significante para o mundo. Na Nigéria, nós estamos celebrando o Pelé há 40, 50 anos, desde nossa independência. Ele é reconhecido por ser um dos ícones do futebol pelo mundo. Ele esteve na Nigéria por diversas vezes. E, na primeira vez que ele esteve lá, por causa de sua presença no solo nigeriano, a guerra civil na Nigéria parou”, contou.

O ministro do exterior da Turquia também compareceu.

Os cantores Mano Brown, líder dos Racionais MC, e Supla, estavam entre as celebridades que aproveitaram a madrugada desta terça-feira (3) para visitar o velório de Pelé. Outro músico que foi ao velório no fim da noite de segunda foi o vocalista e guitarrista Marcão Britto, da banda Charlie Brown Jr., nascida em Santos.

Também o pai do jogador de futebol Neymar Jr. e o humorista Marquito, o governador paulista, Tarcísio Freitas, e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, e o apresentador Craque Neto também compareceram à cerimônia.

Entre os colegas de profissão do Rei do Futebol, estiveram presentes os ex-jogadores Manoel Maria, Mauro Silva, Paulo Roberto Falcão, Clodoaldo, Abel, Serginho Chulapa, entre outros. Os netos, filhos e esposa de Pelé também marcaram presença e surgiram visivelmente emocionados.

Velório na Vila Belmiro

O corpo de Pelé está sendo velado na Vila Belmiro. O local foi escolhido por um pedido do próprio Rei.

Duas tendas foram montadas na Vila. Uma, no centro do campo, que recebe família, amigos e ídolos do Santos, com cerca de 100 cadeiras instaladas. Nela, está posicionado o caixão com o corpo do tricampeão mundial.

A outra área, maior, será destinada a autoridades e convidados ilustres. Se a família permitir, algumas pessoas poderão migrar para a tenda central. Esse grupo entrará pelo portão 10, onde fica o Salão de Mármore, enquanto a família acessará o estádio pelo Memorial das Conquistas.

Os fãs não terão acesso às tendas. Eles acessam o estádio pelos portões 2 e 3, e percorrerem um trajeto específico, a alguns metros do caixão. O caminho tem tablados de madeira, uma preocupação do Santos com o gramado para o início do Campeonato Paulista. Gradis impedem esse grupo de acessar o campo.

Os torcedores, monitorados, seguem em fila indiana até a saída, pelos portões 7 e 8. A estimativa é de 10 minutos de permanência, no máximo, a partir da entrada.

Na parte superior das arquibancadas, há três faixas instaladas. Com os dizeres “Viva o Rei”, “Pelé 82 anos” e outra, maior, traz uma imagem do ex-jogador sendo carregado nos ombros, com a camisa 10 em evidência. É um registro feito no Maracanã no dia 19 de novembro de 1969, data do milésimo gol de sua carreira. 

Cortejo e enterro

O velório será encerrado às 10h desta terça, quando o corpo do tricampeão mundial sairá em cortejo pelas ruas de Santos. O trajeto passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, Dona Celeste Arantes, que completou 100 anos em novembro.

O enterro, restrito a familiares, deve acontecer às 14h. Pelé será sepultado em um mausoléu no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica, homologado há mais de 20 anos no Guiness Book, o livro dos recordes, como o mais alto cemitério vertical do mundo. O Rei optou pelo local pessoalmente, há 19 anos.

“Escolhi por sua organização, limpeza, estrutura. É um local muito agradável. A gente não se sente deprimido, nem parece que estamos num cemitério. Ficamos à vontade, nos transmite tranquilidade, paz”, disse Pelé na época.

__

com informações de agências

Autor