Nésio Fernandes assume Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde

Nésio deixa da Secretaria de Saúde do Espírito Santo para assumir desafio nacional com a atenção em saúde primária de 5.570 municípios.

Nísia Trindade apresenta sua equipe no Ministério da Saúde, com Nésio Fernandes logo ao lado do Cacique Raoni.

Com a posse da ministra Nísia Trindade ocorrida nesta tarde, começa a tarefa do secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes. Nas redes sociais, ele disse que assume o compromisso com um sentimento de responsabilidade pela dimensão da APS, que atinge todos os 5.570 municípios brasileiros.

O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo se despediu do comando da Secretaria com “orgulho e sem arrependimentos das lutas que enfrentei, pois o SUS venceu!” Ele sinalizou seu desafio ao dizer que “uma jornada longa ainda espera a consolidação de um sistema de saúde avançado e garantidor do acesso universal com cuidado integral”.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção e se caracteriza por um conjunto de ações, que abrange a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS. No Brasil, a Atenção Primária é capilarizada para estar mais próximo da vida das pessoas.

Leia também: Revogaço na Saúde acabará com negacionismo e restaurará pacto federativo

Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas Unidade de Saúde da Família. Envolve iniciativas como: o Programa Saúde na Hora e o Mais Médicos, o Cuida Mais Brasil, Brasil Sorridente, Consultório na Rua, Estratégia de Saúde Cardiovascular, NutriSUS, Requalifica UBS, Saúde na Hora, Saúde na Escola, Sistema Prisional. Esse trabalho é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades de Saúde Fluviais e Ribeirinhas, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde.

Para todas estas tarefas, em 2022, a Atenção Primária contou com cerca de 25,21% do orçamento de R$ 152 bilhões do Ministério da Saúde, ou R$ 34,2 bi.

A ministra da Saúde tomou posse também destacando os desafios da atenção primária. “A integralidade na perspectiva das linhas de cuidado e redes de atenção com reforço à capacidade resoluta na atenção primária será um princípio orientador da nossa atuação”, afirmou.

Para tanto, ela considera imprescindível o fortalecimento da política nacional de atenção básica. “Teremos o desafio de ações emergenciais como provimento de médicos, o fortalecimento das equipes e da estratégia da saúde da família”, destacou. Ela diz que haverá esse olhar para as diferentes áreas que compõem a atenção básica, “que representou um avanço tão importante para a saúde do país”.

Leia também: Comunidade científica vai ajudar na recuperação do MS

“A nossa equipe indica visão de compromisso. Os secretários possuem necessária qualificação para que se alcance os resultados que a sociedade espera. Atuaremos com ações estruturantes para a construção da saúde do Brasil do Futuro”, contou Nísia.

Além de Nésio, a ministra apresentou sua equipe formada pelo secretário-executivo Swedenberg Barbosa, o secretário de Atenção Especializada, Helvécio Magalhães, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gadelha, a secretária de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde, Isabela Cardoso, a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, o secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel e sua chefe de gabinete Márcia Motta.

Nesta foto, Nésio está com a ministra, a deputada federal Jandira Feghali, Ana Estela Haddad, o médico Neilton Araújo (Conasems), e a esposa Juliana Bruno no evento de investidura do cargo da nova Ministra da Saúde do governo do presidente Lula.

Leia também: Presidente do Conass defende regionalização e reforma hospitalar no SUS 

Carreira

Nésio Fernandes de Medeiros é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde.

Foi secretário de Saúde de Palmas de 2016 até 2018. Em 2019 foi nomeado secretário de Saúde do Espírito Santo pelo governador Renato Casagrande (PSB).

Nésio atuou como secretário de saúde de 2019 a 2022, durante o governo de Casagrande e foi um dos principais responsáveis pelas medidas de enfrentamento à pandemia adotadas no estado.

Leia também: GT da transição debate diagnóstico e propostas com instituições de saúde

Em março de 2022, Nésio foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Filiado ao PC do B, chegou a disputar as eleições para deputado estadual pelo Tocantins em 2018.

Graduado em Medicina pela Escola Latino-americana de Medicina, foi revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Leia também: Retomar a coordenação nacional da saúde é desafio do programa de governo de Lula

Integrou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.