No último discurso da posse, Lula enaltece trabalho das mulheres

Durante fala no Festival do Futuro, presidente também agradeceu apoiadores, destacou a luta pela igualdade de gênero e a vontade de trabalhar em prol do Brasil

Presidente Lula discursa para apoiadores no Festival do Futuro | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a um dos palcos do Festival do Futuro na noite deste domingo (1º/1) onde fez o último discurso do dia. Ao lado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, responsável por organizar o evento, ele iniciou sua fala agradecendo: “Obrigado por vocês existirem”.

Lula chegou na Esplanada dos Ministérios por volta das 23 horas. Em discurso que durou cerca de 8 minutos, o presidente defendeu a diversidade, o uso da cor vermelha pela militância, a equiparação dos salários de homens e mulheres e agradeceu à esposa pela organização do evento.

Lula enalteceu, mais uma vez, o trabalho das mulheres. “Agradeço sobretudo às queridas companheiras mulheres; se preparem porque uma de nossas conquistas será garantir que a mulher terá o direito de ganhar o mesmo salário quando exercer o mesmo trabalho que um homem. Que a mulher tem que fazer política, decidir o destino deste país, e que a mulher tem que estar onde ela quiser, fazendo o que ela quiser”, falou Lula.

Por fim, beijou Janja e brincou com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e a segunda-dama, Lu Alckmin: “Ô Geraldo, quer dar um beijo na Lu também, Geraldo?”

“Eu tenho 4 anos para trabalhar o dobro que trabalhei. E nada vai impedir minha missão: cuidar do povo brasileiro, para ele ter o que comer, um salário digno. Por isso darei minha própria vida para o povo ter o que merece”, disse Lula.

O presidente defendeu o uso da cor vermelha e da estrela do PT pelos manifestantes. “Muitas vezes foram xingados e amaldiçoados só porque usaram uma camisa vermelha. Essas pessoas esquecem que nosso sangue é vermelho”, declarou. “É a estrela guia que guiou os navegantes. Eles sabem o que representamos e por isso nos odiaram”, completou.

Depois do beijo em Janja, a primeira-dama disse: “A alegria tomou posse e não vai sair daqui mais”. Ela também disse: “Esse meu boy é demais”.

Leia abaixo a íntegra do discurso do presidente no festival.

Eu prometo a vocês que não haverá discurso. Primeiro porque eu já fiz 2 discursos hoje. Segundo, porque o Marinho deu um show extraordinário com a sabedoria que ele trouxe de São José do Egito. Terceiro, porque vocês estão numa festa e vocês estão desde às 11h participando desta festa.

E eu queria em nome do Geraldo Alckmin, em nome da Lu, em nome da Janja, em nome de todas as pessoas que trabalharam para que esse evento pudesse ser realizado. Em nome das pessoas que montaram esse palco que a gente está aqui. Em nome das pessoas que colocaram as luzes que estão colocadas aqui. Em nome das pessoas que prepararam toda essa beleza desse palco. Em nome dos artistas que vieram aqui tocar de graça por amor à democracia e em nome de cada um de vocês, mulheres e homens de cada recanto do Brasil.

Obrigado por vocês existirem. Obrigado por vocês fazerem o que vocês fizeram. Eu digo todo santo dia: eu tenho certeza que tem o dedo de Deus na minha cabeça, porque não é possível passar pelo que eu passei, sofrer o que eu sofri. E, por causa de vocês, eu estou aqui mais uma vez para mostrar a vocês que é possível nós consertamos esse país.

O Brasil deve, a cada mulher, a cada homem, a cada adolescente que foi na urna votar, a cada pessoa com mais de 90 anos que compareceu à urna. Que muitas vezes foram xingados, que muitas vezes foram ofendidos, que muitas vezes foram amaldiçoados só porque usaram uma camisa vermelha.

E essas pessoas que me xingavam, elas esquecem que nosso sangue é vermelho. Elas se esquecem que o sangue delas também é vermelho. Elas se esquecem que a nossa bandeira não é nada mais que a estrela guia que durante milênios guiou os navegantes mundo afora. Eles sabem perfeitamente bem o que nós representamos. Por isso que nos odeiam, por isso que nos ofenderam. E nós, com muita tranquilidade, estamos aqui.

Eu tenho certeza que parte desse show e parte dessa organização eu devo ao trabalho e organização da minha querida Janja que se dedicou bravamente para fazer isso. Devo aos companheiros, o Márcio [Macedo] deve estar aqui também, que trabalhou. E eu quero terminar aqui com vocês o seguinte: eu amanhã tenho que receber 17 chefes de Estado. Eu começo a trabalhar às 9h. Se eu atender meia hora cada uma, serão 9 horas por dia. Se eu precisar de uma hora, eu vou trabalhar 17 horas. Então, eu vou pedir para vocês: obrigado por tudo que vocês fizeram para esse país. Obrigado pelo fato de vocês terem me feito presidente, vice-presidente. Esse país nasceu para ser uma grande potência, este país nasceu para cuidar do seu povo e fazer o seu povo ser feliz. E é por isso que eu voltei a ser candidato a presidente. Porque eu quero cuidar de cada criança, de cada mulher, de cada homem, de cada idoso, para provar que é possível a gente viver bem nesse país. Do fundo do meu coração, obrigado, meu Deus, por permitir que essa gente tão maravilhosa e tão corajosa esteja aqui.

E, sobretudo, as nossas companheiras mulheres. E se preparem, porque uma das nossas conquistas será a gente garantir que a mulher tenha o direito de ganhar o mesmo salário quando ela tiver a mesma função do homem. Nós temos que garantir que a mulher tem que fazer política, que ela tem e pode estar onde ela quiser, como ela quiser, da forma como ela bem entender. E eu tenho 4 anos que vocês me deram, que eu quero me dedicar, quem sabe, trabalhando o dobro do que eu trabalhei.

Mas uma coisa eu vou garantir para vocês, que não haverá nada nesse mundo, a não ser Deus, que proíba e que não permita que eu faça aquilo que é minha missão: cuidar do povo brasileiro, com carinho, com amor e garantir as coisas elementares que nós temos direito. Garantir o direito do café, do almoço e da janta. Garantir o direito da escola boa de qualidade, da creche à Universidade. Garantir o acesso da Ciência e tecnologia. Isso é o mínimo que você quer, que a Janja quer, que o Geraldo quer, e que o povo brasileiro quer. E por conta disso, eu darei a minha vida para que a gente consiga esse bem que o povo brasileiro.

Por isso, gente, obrigado, do fundo do meu coração pelo que vocês fizeram pelo país e pelo que vocês ainda vão fazer. Porque vocês vão ajudar a governar esse país. Obrigado aos artistas, obrigado a todo mundo que contribuiu. Que Deus abençoe a vocês, eu não posso pagar em dinheiro, eu só consigo pagar em trabalho. E eu pretendo retribuir cada sacrifício de vocês com o meu sacrifício para que a gente recoloque esse país em um patamar de um país justo de um país soberano. Um beijo no coração e até a nossa vitória final que a gente ainda vai quando começar a fazer as coisas.

E, para agradecer a vocês, as mulheres, eu vou dar um beijo na Janja. Não pode ser muito porque o presidente e a primeira-dama não podem se beijar muito em público. Ô Geraldo, quer dar um jeito na Lu, Geraldo? Quer falar um pouquinho [Janja]?

“Janja: “Aproveitem a festa, a alegria tomou posse e não vai sair mais. Um beijo enorme. Um beijo para todos vocês, obrigada.”

Autor